Olá... Sou Malu Cavalcanti Mestre de Cerimônias e Cerimonialista. Nesse blog você poderá visualizar um pouco dos trabalhos que realizei. Tenho a satisfação em ser Mestre de Cerimônias de importantes eventos.
http://lh5.ggpht.com/_LJ3Q2PffFo4/S3rTJM1q13I/AAAAAAAAAKo/mT_U0PqdnzI/BemVindo.jpg

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Radar Empreendedor

clip_image001

EDIÇÃO – 0005

Esta mensagem, publicada pelo INSTITUTO ROBERTO MATOSO, não tem qualquer finalidade comercial. Caso o receptor queira descontinuar o seu envio, basta que nos comunique.

Editado por Laércio Caporalini - MTPS 13963 – Cel.: 85 8888-3266

Envio de material preferencialmente para: raimundaugusto@hotmail.com

Proteja o endereço de E-Mail dos seus amigos como estou protegendo o seu. Ao enviar cópias, não use o campo "Para:"ou "Cc:"(cópia carbono), use sempre o campo "Cco:" (cópia carbono oculta) ou "Bcc" (Blind carbon copy=cópia carbono oculta)

A Associação Instituto Roberto Matoso, é uma associação civil, sem fins lucrativos, que tem por objetivo principal a difusão da concepção de empreendedorismo, a formação de líderes empresariais e o desenvolvimento de métodos de gestão avançada empresarial

Quem somos

A Associação Instituto Roberto Matoso, é uma associação civil, sem fins lucrativos, regida pelas Leis n.º 9.790/99 e 10.406/02.

Com sede na Av. Barão de Studart, n.º 2.685, Aldeota, Fortaleza, Ceará. O Instituto tem por objetivo principal a difusão da concepção de empreendedorismo, a formação de líderes empresariais e o desenvolvimento de métodos de gestão avançada empresarial

Coluna do Matoso

Depois de muitos meses vim saber da morte de tão querido amigo. Convivi por muito pouco tempo com o Roberto., mas o pouco tempo que convivi com ele foi o suficiente para perceber o quanto eras puro. Ser humano de inigualável beleza e sentimentos mais nobres da vida como: dedicação, amor e serviço ao próximo!

Saudades eternas de um anjo que passou por minha vida e que, com certeza, está lá no céu rogando a Deus por todos seus queridos aqui na terra. Em especial à filha e à mãe a quem tanto amava!

Maria Celma

Publicado no Jornal o Estado (Fala Leitor) de 23/jun/2010

Confiança do consumidor brasileiro cresce 1,9% em junho

A confiança do consumidor brasileiro aumentou 1,9% em junho deste ano, em relação ao mês anterior. O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), divulgado nesta quarta-feira, 23, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), marcou 118,5 pontos neste mês, contra os 116,3 de maio.

Tanto as avaliações sobre o momento quanto as expectativas para os próximos meses foram melhores em junho. O Índice da Situação Atual passou de 128,5 pontos em maio para 130,6 em junho, um aumento de 1,6%. O índice atingiu recorde histórico pelo terceiro mês consecutivo.

http://opovo.uol.com.br/app/negocios/2010/06/23/int_negocios,2013012/confianca-do-consumidor-brasileiro-cresce-1-9-em-junho.shtml

Você é uma pessoa PREOCUPADA

ou ESTRESSADA?


clip_image002 

EXERCITE-SE. Corra ou ande dois quilômetros, pratique esporte, é quase garantido que vai se sentir menos preocupado. O exercício reduz a tensão, queima o excesso de agressividade e frustração, aumenta o sentimento de bem estar, melhora o sono e ajuda a concentração. Provavelmente é o melhor agente natural de combate à preocupação.

RESPIRE. O controle respiratório pode reduzir a preocupação. Por exemplo, respire fundo e soltar o ar devagar pode fornecer alívio temporário. Respirar várias vezes pode ser melhor ainda. Faça o teste!

CRIE VÍNCULOS. Faça parte de algo maior do que você mesmo. Ligue-se a família, amigos, organizações, vizinhança, igreja e trabalho. Ao ampliar sua ligação com a vida, você se sente forte e a sensação de vulnerabilidade diminui.

FALE COM DEUS. REZE ou ORE todos os dias. Estudos mostram que pessoas que crêem em Deus têm menos depressão. Transfira para o Senhor o poder que é Dele. Se você não for religioso, medite. Oração e meditação nos ajudam a manter o mundo em perspectiva, pois acalma a mente.

ESTRUTURE MELHOR SUA VIDA. Muitas preocupações do dia-a-dia têm relação com a desorganização. O que esqueci, perdi, deixei de ver? Para remediar isso, faça uma lista e mantenha uma agenda diária. Habitua-se a usar a agenda é uma ótima ferramenta de controle diário.

REALIZE VELHOS SONHOS. O que você faria se tivesse certeza da vitória? Se tivesse todo tempo do mundo? Tirando todas as barreiras e dificuldades, você acredita nos seus sonhos? Agora pense em todas as barreiras e dificuldades que passou ao longo da sua vida. Acredite você é capaz!

DEIXE A VIDA DOS OUTROS. Muitas pessoas acabam olhando mais a vida do outro e esquecem-se de viver suas próprias vidas. Deixe de copiar o concorrente e passe a criar, pare de invejar e olhe mais para o seu umbigo.

SEJA SELETIVO NAS NOTÍCIAS. A mídia adora más notícias, isso vende! Selecione melhor o que lê, ouve e assiste. Procure cercar-se de BOAS NOTÍCIAS e verás que muita coisa ao seu redor mudará também. ’

QUALIDADE DE VIDA. Muitos querem envelhecer, outros curtir a vida no presente. Precisamos cuidar da alimentação e chegar à velhice com saúde. Afaste-se das drogas e cuidado com o álcool. Bebida pode causar depressão, stress, dependência e induzir a ações fora do seu controle.

APRENDA UMA NOVA FORMA DE APRENDER. O tempo passou muito rápido desde o Atari, TV Pirata, Bozo, Kichute, Playmobil, Pega-varetas, Ferrorama, Vai-e-vem, Bola de gude, Gênius, Grapete, Crush, vídeo cassete, TKR cara preta... Hoje paga-se para ver ovelhas, gansos, vacas, galinhas e até algumas árvores. Estamos mais virtuais, entrando num isolamento no meio da multidão. É maravilhoso abraçar. Faça o teste com seus pais, filhos, esposa, marido, por exemplo.

ATITUDE. Significa tomar uma decisão corajosa, levante-se e olhe ao máximo onde sua vista alcança e quando chegar lá saberá que pode ir mais longe. Seja corajoso ao ponto de superar seus próprios pensamentos negativos.

LAVE A ALMA. Amargura, tédio, lamentações, rancor, angústia e frustração são péssimos ingredientes para o seu coração, colesterol e corpo. Chorar pode ser a melhor solução e chora quem é humano. O dito popular que diz que homem não chora está fora de moda.


CONSULTOR grupopj <grupopj@bol.com.br>

Sem surpresas, BC dos EUA mantém taxa de juros entre zero e 0,25%

Em decisão já prevista pelo mercado e analistas, o Fed (Federal Reserve, o banco central norte-americano) decidiu nesta quarta-feira manter a taxa básica de juros dos Estados Unidos em uma faixa de variação de zero a 0,25% ao ano --a menor desde a criação da instituição, em 1913. A taxa está neste patamar desde dezembro de 2008.

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/755878-sem-surpresas-bc-dos-eua-mantem-taxa-de-juros-entre-zero-e-025.shtml

Rede Pernambucanas investe em funcionários para evitar rotatividade

clip_image003

A Pernambucanas optou por investir em treinamento e especialização de funcionários como estratégia para reverter a alta rotatividade de trabalhadores, característica presente no setor varejista.

A rede de lojas inaugurou em 2005 em São Paulo sua Universidade Corporativa do Varejo que, no ano passado, ofereceu programas de profissionalização a 8.416 funcionários.

Sem citar uma relação quantitativa, a empresa passou a associar a retenção de pessoal à participação em treinamentos na universidade.

"Nenhum gerente da Pernambucanas veio do mercado, todos começaram na loja. Na estratégia da empresa, o investimento em treinamento é tão importante quanto a abertura de lojas, por exemplo", disse em recente entrevista à Reuters a diretora de Recursos Humanos da Pernambucanas, Julieta Nogueira.

Segundo ela, o investimento em treinamento corresponde a 0,18% do faturamento anual da Pernambucanas que, em 2009, foi de R$ 4,2 bilhões. Além disso, para manutenção da universidade, a empresa desembolsa cerca de R$ 2 milhões a cada ano.

"A meta é destinar, em média, 0,20% do faturamento a treinamentos", afirmou ela, ressaltando que a rotatividade de trabalhadores no varejo como um todo pode chegar a 50% ao ano.

O cenário é motivado principalmente por fatores como salários pouco atraentes e jornada de trabalho pesada, tornando necessário um plano de carreira por parte das empresas para que os trabalhadores não busquem migrar para outro setor ou empresa.

Na visão da professora do Programa de Administração do Varejo da FIA (Fundação Instituto de Administração), Suzana Dias, a rotatividade no varejo precisa ser foco de atenção do setor, que tem nos funcionários seu canal direto com os consumidores.

"Muitos [funcionários] são iniciantes, sem formação, representando mão de obra de baixo custo, e precisam ser treinados. A preocupação das grandes empresas de varejo deve ser treinamento", disse Suzana.

De acordo com a professora, o tempo médio de permanência de um trabalhador em uma rede varejista costuma ser de um ano, em média. "A rotatividade [anual] fica entre 30% e 50% na maioria das empresas."

Após reter contratações no período da crise financeira mundial, está criando vagas por meio da abertura de lojas. Até o final deste ano, a empresa deve inaugurar quatro novas unidades de médio porte no país, sendo duas em shopping centers, elevando o total para 273 lojas no país.

Executivos

No topo da pirâmide do varejo, o quadro é diferente. Acompanhando o movimento de consolidação vivido pelo setor, profissionais altamente qualificados chegam a ser disputados entre as concorrentes.

Em março do ano passado, Marcelo Silva trocou seis anos de presidência na Pernambucanas pelo cargo de diretor de Operações no Magazine Luiza. Cerca de sete meses depois, Silva levou Abel Ornelas, diretor de Operações na ocasião, para a concorrente.

No mês passado, Dilson Santos, que ocupava a superintendência da Pernambucanas interinamente, deixou a empresa, após passar também pela C&A. Santos foi substituído pelo diretor financeiro Jiovanini Ciccone.

"Essa dança das cadeiras existe, é uma realidade", reconheceu a diretora de Recursos Humanos da Pernambucanas.

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/752630-rede-pernambucanas-investe-em-funcionarios-para-evitar-rotatividade.shtml

Estado injeta R$ 472 milhões na economia

clip_image004

Com uma injeção de aproximadamente R$ 472 milhões, a economia cearense deve ficar mais aquecida no fim deste mês e início de julho. É que no próximo dia 29, o governo do Estado paga a primeira parcela do 13º salário a seus servidores. São cerca de R$ 152 milhões devidos a 148 mil funcionários que terão 50% dos seus vencimentos adiantados. Já no dia 1º de julho será paga a remuneração mensal normal, que gira em torno de R$ 320 milhões.

Para Alex Araújo, economista e analista do IPDC (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio), "essa massa salarial adicional representa um impacto muito positivo para o comércio. É um reforço no orçamento dos servidores, que se reveste em consumo, embora parte seja direcionada para pagamento de dívidas". Segundo Araújo, "o benefício é maior para a economia do Interior do que para a Capital. Em Fortaleza, o valor fica mais diluído", acrescenta.

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=804150

Faturamento da indústria de máquinas e equipamentos sobe 15% no ano

O faturamento da indústria de máquinas e equipamentos chegou a R$ R$ 27,75 bilhões no acumulado de janeiro a maio deste ano, com alta de 15,27% sobre o mesmo período em 2009, de acordo com os dados da Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos)

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/755881-faturamento-da-industria-de-maquinas-e-equipamentos-sobe-15-no-ano.shtml

Agência adverte sobre inconsistências da reforma financeira nos EUA

O presidente da agência de classificação de risco Standard & Poor's, Deven Sharma, advertiu sobre as "inconsistências" da reforma financeira no Estados Unidos.

Ele afirmou ainda que para Wall Street recuperar a confiança é preciso regulação e transparência, mas também é necessário ter capital disponível.

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/755911-agencia-adverte-sobre-inconsistencias-da-reforma-financeira-nos-eua.shtml

Equipe ou ‘‘EUquipe’’

Por Roberto Matoso

clip_image005

Os desafios contemporâneos são cada vez mais complexos. As organizações passam por profundas reestruturações internas e mudanças no seu posicionamento externo. O aumento da competição tem derrubado as margens de ganho das empresas no mundo todo. Algumas, até por desorganização interna, nem sequer possuem a real noção de seus prejuízos. Vivemos tempos em que a gestão de custos deixou de ser básica para ser estratégica.

As empresas, na sua maioria, desenvolveram processos de racionalização que têm gerado uma redução do número de pessoas, mas sem a redução do volume de trabalho. Em outras palavras, somos menos, trabalhamos mais e ganhando, na melhor das hipóteses, a mesma coisa. Aqueles que vão saindo não vão sendo substituídos, gerando uma sobrecarga de trabalho, aumentando o estresse e diminuindo a qualidade de vida. Três passam a fazer o trabalho que cinco faziam.

Nesse contexto, uma das questões fundamentais que se coloca nos ambientes corporativos é como trabalhar em equipe. No passado, esta questão era tratada como básica para a melhoria do clima organizacional. Hoje, trata-se da sobrevivência da empresa, passa a ser uma das alternativas para que um grupo faça ‘‘o mesmo com menos’’.

Existem, no entanto, obstáculos para a construção de um ambiente favorável ao trabalho em equipe. Vejamos alguns destes:

1) A cultura do individualismo que prepara cada um para o sucesso solitário e não para o sucesso solidário. Somos educados para ‘‘vencer’’ na vida, o que já pressupõe uma luta. A cultura da competição nos afasta da paz fundamental, que é a paz interior, e passamos a viver sempre sob tensão.

2) A cultura da cumplicidade que propicia o surgimento de subgrupos (panelinhas) que geram o acobertamento, a troca de favores e destroem as relações interpessoais através da inveja e da maledicência. Na cultura da cumplicidade, o nível de consciência é mais baixo que o necessário para a construção de uma equipe que valorize a diversidade e a complementaridade.

3) A falta de uma visão de futuro. Quando um grupo não sabe para onde ir e porque ir, desenvolve o medo que dificulta o nascimento da iniciativa e da criatividade. Todo grupo, assim com toda pessoa, precisa encontrar um sentido para a sua existência. Os grupos não podem se restringir apenas a busca do sucesso econômico. Ter consciência dos nossos papéis na sociedade e como seres humanos colabora para o desenvolvimento de projetos coletivos dentro das organizações.

4) A cultura autoritária que subestima a necessidade da compreensão para a geração do comprometimento. Infelizmente, ainda florescem premissas como ‘‘uns pensam e outros fazem’’ e ‘‘manda quem pode, obedece quem tem juízo’’. Um grupo que não participa não se compromete e, conseqüentemente, não consegue trabalhar sinergicamente. Na cultura autoritária, as pessoas são artistas coadjuvantes do nosso filme. Construímos ‘‘euquipes’’ e não equipes e, muitas vezes, desenvolve-se um discurso democrático que não corresponde à realidade.

Nosso grande desafio é construirmos uma cultura de parceria, base para o desenvolvimento de equipes de alto desempenho. Isto requer a desaprendizagem de conceitos e crenças que reforçam o individualismo e a manipulação ainda presentes em partes dos processos de formação de executivos.


Roberto Matoso foi economista e um dos maiores consultores de empresas do Brasil. Entre 2003 e 2006 foi Secretário Estadual do Trabalho e Empreendedorismo do Estado do Ceará. Faleceu em 2009, com 48 anos.

INSTITUTO ROBERTO MATOSO

Av. Barão de Studart, n.º 2.685, Aldeota,

Fortaleza, Ceará, CEP. 60.120-970

Telefone: 85 3246-4950

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Aproveite este espaço para comentários produtivos.