Olá... Sou Malu Cavalcanti Mestre de Cerimônias e Cerimonialista. Nesse blog você poderá visualizar um pouco dos trabalhos que realizei. Tenho a satisfação em ser Mestre de Cerimônias de importantes eventos.
http://lh5.ggpht.com/_LJ3Q2PffFo4/S3rTJM1q13I/AAAAAAAAAKo/mT_U0PqdnzI/BemVindo.jpg

domingo, 25 de julho de 2010

Disciplina Segurança de Eventos e Proteção de Personalidade

A terceira disciplina do nosso MBA foi Segurança de Eventos e Proteção de Personalidade, sendo o primeiro curso no Brasil a abordar tal tema.

A turma teve acesso às informações necessárias à construção do conhecimento em segurança de eventos com a palestra de Igor de Mesquita Pípolo, promovendo o trabalho do autor que será um dos palestrantes do Congresso Nacional de Segurança Empresarial e Prevenção de Perdas – CONSEPP 2010, no qual nosso professor Edval do Amaral é o Coordenador Geral do evento.

Tivemos a oportunidade também de realizar uma visita técnica a Cidade Fortal no qual o responsável pela segurança do evento, Ricardo Santana nos apresentou o projeto a ser realizado.

De Visita Técnica Fortal

A professora Jacqueline Rios (Coordenadora do MBA) e o professor Edval do Amaral acompanharam os alunos que demonstraram bastante interesse nas explicações do anfitrião.

De Visita Técnica Fortal

Esquerda p/ direita - Silvia Helena, Vagner, Emanuela, Manuela, Flávio, Ivânova, Lycia, Tiago, Suely, Malu, Rose, Brenda, Carla, Najla, Prof. Edval, Ricardo Santana, Juliana, Silvania, Érika, Michelinne, Fabiana, Sheila, Ligia, Profa. Jacqueline, Taiz, Walclides, Pierre e Hélio.

De Visita Técnica Fortal

A estrutura da tenda eletrônica da Arena VIP necessita de 04 caixas de água, sim, caixas de água mesmo para que esteja segura ao chão, como poderemos ver na foto a seguir.

De Visita Técnica Fortal

Amamos a visitação técnica, pena que não deixaram que armássemos uma tenda para aguardar o inicio do Fortal. (rs)

De Visita Técnica Fortal

 

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA

Segurança de Eventos e Proteção de Personalidades

 

EMENTA

Introdução à segurança dos eventos; Organização de serviços de proteção; Plano de Segurança; Planejamento da emergência de um evento; Fundamentos da Proteção de Personalidades; Técnicas de Segurança em Veículos; Análise de atentados e "modus operandi" de grupos armados.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Introdução à segurança dos eventos: conceito de evento, características do evento, planejamento do evento. Fontes e fundamentos do perigo.

Organização de serviços de proteção: análise de Informações, análise e avaliação dos riscos, ocorrências mais freqüentes.

Plano de Segurança: Fatores de sucesso. Segurança pública, socorro e emergência. Gestão de multidões.

Planejamento da emergência de um evento: Segurança, protocolo e relações públicas. Dispositivos de segurança. Meios humanos, materiais e organizacionais: efetivo, missão, atribuições, localização, tipo, perfil, treinamento, coordenação, funções e Equipamentos de proteção. Procedimentos operativos.

Fundamentos da Proteção de Personalidades: Técnicas Gerais de Proteção. Proteção Dinâmica: Teoria Esférica de Proteção, Teoria de círculos concêntricos, Teoria de proteção em movimento, Progressões e Contra-Vigilâncias, Proteção em meios de transportes. Proteção Estática: Residência e local de trabalho, Proteção no interior de edifícios.

Técnicas de Segurança em Veículos: Características dos veículos e condutores, Classificação de escoltas, Análise de itinerários, Direção de segurança evasiva e Ofensiva, Manobras gerais.

Análise de atentados: "modus operandi" de grupos armados.

BIBLIOGRAFIA

PIPOLO, Igor de mesquita - Segurança de Eventos

ANDRADE, José Helder de Souza. Segurança X Sensação de Segurança. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2002.

BORGES, Gerson. Seqüestros: a liberdade tem preço: um programa de segurança para você e sua família, Rio de Janeiro: Quartet, 1997.

COSTA, Roberto Zapotoczny. Gerenciamento de Crises em Segurança Empresarial e Seqüestros. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2008.

DANTAS FILHO, Diógenes. Segurança e Planejamento. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2004.

GOMES, Francisco Erivaldo. Segurança Pessoal e Segurança de Autoridades. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009.

STERLING, Clarie. A rede do terror. Rio de Janeiro: Nórdica, 1981.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Aproveite este espaço para comentários produtivos.