Olá... Sou Malu Cavalcanti Mestre de Cerimônias e Cerimonialista. Nesse blog você poderá visualizar um pouco dos trabalhos que realizei. Tenho a satisfação em ser Mestre de Cerimônias de importantes eventos.
http://lh5.ggpht.com/_LJ3Q2PffFo4/S3rTJM1q13I/AAAAAAAAAKo/mT_U0PqdnzI/BemVindo.jpg

segunda-feira, 31 de maio de 2010

CLIPAGEM INSTITUTO ROBERTO MATOSO


EDIÇÃO – 0002

Esta mensagem, publicada pelo INSTITUTO ROBERTO MATOSO, não tem qualquer finalidade comercial. Caso o receptor queira descontinuar o seu envio, basta que nos comunique.

Editado por Laércio Caporalini - MTPS 13963 – Cel.: 85 8888-3266

Envio de material preferencialmente para: raimundaugusto@hotmail.com

Proteja o endereço de E-Mail dos seus amigos como estou protegendo o seu. Ao enviar cópias, não use o campo "Para:"ou "Cc:"(cópia carbono), use sempre o campo "Cco:" (cópia carbono oculta) ou "Bcc" (Blind carbon copy=cópia carbono oculta)

Nossos associados

Os associados do Instituto Roberto Matoso são distribuídos nas seguintes categorias:

Fundadores – Aqueles que participaram da Assembléia Geral de Constituição do Instituto. A eles são assegurados os mesmos direitos e deveres dos Associados Efetivos, exceto quanto ao pagamento da tarifa de admissão e das contribuições anuais do Instituto, as quais lhes serão facultativas

Efetivos - Quaisquer pessoas, físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que se propuserem a contribuir para a execução de seus fins, satisfeitas as condições de admissão. Os associados efetivos podem participar das Assembléias Gerais, assegurado o direito de voto aos que estiverem em dia com suas contribuições ou quaisquer outras obrigações financeiras em relação ao Instituto. Por outro lado, devem: Concorrer para a realização do objetivo do Instituto; Pagar a tarifa de admissão e as contribuições anuais do Instituto; Exercer os cargos do Instituto para os quais forem eleitos; e Obedecer às disposições do Estatuto e demais atos normativos do Instituto;

Honorários - A Diretoria, mediante iniciativa de qualquer Associado, poderá convidar, para participar do Instituto, na qualidade de Associados Honorários, as pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que: Possuam idoneidade moral e conduta ilibada; Tenham contribuído ou possam contribuir significantemente para a realização dos objetivos do Instituto; e Honrem o Instituto com a sua participação. Vale acrescentar que os Associados Honorários do Instituto terão o direito de participar das Assembléias Gerais, sendo-lhes assegurado o direito de voto em todas as deliberações, mas não poderão ocupar cargos na Diretoria, e estarão isentos do pagamento da tarifa de admissão e das contribuições anuais do Instituto

Empresas que mais tiveram reclamações no Brasil em 2010.

Empresas mais reclamadas

Assuntos mais demandados

1º- Oi / Telemar

1º- Vicio em Produto

2º- Claro

2º- Compras na Internet

3º- Itaú

3º- Telefonia Móvel

4º- Vivo

4º- Cartão de crédito

5º- Banco do Brasil

5º- Compra/venda produtos

CONSULTOR grupopj <grupopj@bol.com.br>

Encontro oferece capacitação para empreendedores individuais

O presidente Salmito Filho, no Plenário da Câmara Municipal de Fortaleza (CMF), destacou a realização de algumas atividades que serão realizadas pela Casa Legislativa nos próximos dias, como o I Encontro dos Empreendedores Individuais Formalizados de Fortaleza e a Semana de Meio Ambiente.

O I Encontro dos Empreendedores Individuais Formalizados de Fortaleza acontece no dia 7 de junho, das 14h30 às 17h, na Câmara, e pretende reunir 200 profissionais formalizados pelo programa Empreendedor Individual. A Câmara, por meio da Sala do Empreendedor e do Câmara Móvel, já atingiu o marco das 1.030 empresas abertas.

No encontro, serão abordados assuntos como a linha de crédito especial do Banco do Brasil, a nota fiscal digital isenta de impostos, a visita técnica domiciliar realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a declaração de rendimento bruto. As inscrições para o encontro podem ser feitas até o dia 31 de maio na Sala do Empreendedor da sede do Legislativo.

A Câmara Municipal também realiza a Semana de Meio Ambiente, que acontece do dia 31 de maio a 8 de junho. Na programação, está previsto um “adesivaço” que será realizado pelos próprios vereadores, com a distribuição de um adesivo com o tema “Eu não jogo lixo na rua, e você?”.

“A distribuição desses adesivos, que será realizada nos semáforos da cidade, visa a ajudar na educação ambiental de Fortaleza, contribuindo para que as pessoas evitem jogar lixo ou resíduos na rua”, afirmou Salmito.

Fonte: Câmara Municipal

Cláudia Brilhante - Assessora Institucional FecomercioCE - claudiabrilhante@fecomercio-ce.org.br

Crédito para consumo pessoa no Brasil já atinge nível próximo ao dos Estados Unidos

Embalado pela queda dos juros e pelo aumento da renda, o crédito pessoal para o consumo disparou no Brasil desde 2002, passando de 5,1% do PIB para 15% do PIB em 2009, ou R$ 487,5 bilhões. Com essa alta, esse segmento dos empréstimos, que exclui o crédito imobiliário, já atinge nível próximo ao dos Estados Unidos, maior sociedade de consumo do planeta. Em 2009, o crédito para consumo pessoal nos EUA foi de 17,2% do PIB.

“O Brasil descobriu o crédito ao consumo nos últimos anos”, diz Sérgio Vale, economista da MB Associados, que fez a comparação baseado em dados do Banco Central do Brasil e do Federal Reserve BC americano.

Segundo Vale, no caso dos dados americanos, o peso do cartão de crédito é maior, já que essa modalidade é a principal do crédito pessoal no país. No Brasil, o financiamento para automóveis, o crédito direto ao consumidor, o consignado, o cheque especial, o cartão de crédito e o crédito pessoal são linhas do crédito à pessoa física, voltado basicamente à extensão da capacidade de consumo das famílias.

Maior crescimento

De acordo com recente relatório da consultoria LCA, o crédito à pessoa física foi o segmento que mais cresceu no boom do crédito total no Brasil, que subiu de 24,6% do PIB em 2003 para o recorde de 45% em 2009. O trabalho mostra que o crédito à pessoa física com recursos livres (que é basicamente de consumo) teve crescimento real de 249% do fim de 2003 ao fim de 2009. Isso se compara com a expansão, no período, de 135% do crédito com recursos livres para empresas, e de 112% do crédito com recursos direcionados.

Os especialistas apontam, como razão para a forte expansão do crédito para consumo, a combinação entre queda de juros e alongamento de prazos, aumento de renda e a chamada “bancarização” - a ampliação do número de brasileiros com contas bancárias. De acordo com o trabalho da LCA, para um crescimento da população brasileira de 7% de 2004 a 2009, houve ampliação de mais de 200% no número de contas correntes e contas de poupança simplificadas. (Ag. Estado)

http://www.oestadoce.com.br/?acao=noticias&subacao=ler_noticia&cadernoID=26&noticiaID=28009

O poder da fama

Nem só de gravações, shows, festas e badalações vivem os astros. Há quem aproveite a fama para se tornar empresário e ganhar dinheiro. É o caso, por exemplo, do ator e apresentador Rodrigo Faro. No final de fevereiro de 2010, o ex-integrante do elenco da rede Globo e atual apresentador dos programas “Ídolos” e “O melhor do Brasil”, na rede Record, inaugurou sua franquia da UNS Idiomas no bairro paulistano de Moema. Faro é o novo garoto-propaganda da rede e resolveu entrar de cabeça no empreendimento. “A maior prova de que acredito nesse projeto é que eu sou proprietário de uma escola da UNS.” E acrescenta que não entra em furada nem se envolve com projetos para pensar pequeno, muito menos para perder.
A UNS Idiomas tem apresentado um crescimento muito expressivo. Em 2009, tiveram um crescimento de 52%, quando a média, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), foi de 15%. Para 2010 as metas são ainda mais ousadas. “Acredito em um crescimento superior a 100%, mas a gente diz 100% para não errar”, diz Marcel Magalhães, diretor-presidente da rede de franquias UNS, que pretende dobrar tanto o número de alunos quanto o número de escolas espalhadas nas cinco regiões do Brasil. Criada há seis anos em São Paulo, a UNS tem atualmente 34 unidades. “Já temos outras 14 engatilhadas para abrir este ano, mas acredito que até o final de 2010 serão 60 ou 70”, aposta Magalhães. O Rio de Janeiro é o grande foco da empresa este ano, mas a maior concentração vai continuar sendo em São Paulo, onde mais 10 unidades devem ser abertas.

O diretor-presidente da UNS afirma que o ator e apresentador foi escolhido para ser o rosto da UNS porque Rodrigo Faro é emergente, bem-sucedido e tem credibilidade com o público. Faro, que já fez parte do conjunto musical Dominó, cita sua experiência com outras empresas com quem trabalhou – como a Delano, a Sky e a Credicard – para mostrar seu tino para os negócios e disse que está investindo tanto dessa vez que vai anunciar a UNS em seu programa. “Dá para imaginar o que vai acontecer com essa empresa quando eu passar o telefone da UNS no meu programa?”, desafia.

http://www.empreendedor.com.br/reportagens/o-poder-da-fama

TI: 9ª posição em escassez de talentos

O Brasil é um dos países em que empregadores mais encontram dificuldades na hora de contratar. É o que revela a pesquisa sobre escassez de talentos realizada pela Manpower, especializada em recursos humanos, que consultou 35 mil empresas de 36 países.

A pesquisa também elaborou um ranking das profissões com maior incompatibilidade entre a qualificação disponível e o perfil demandado. No Brasil, onde a pesquisa está sendo realizada pela primeira vez, os profissionais de TI aparecem em nono lugar entre os cargos com maior escassez de qualificação.

No Brasil, 64% dos quase mil entrevistados apontaram que faltam profissionais adequados para preencherem as vagas disponíveis - o segundo maior índice, somente atrás do Japão, com 76%. No mundo todo, 31% dos pesquisados disseram ter problemas para contratar por falta de mão-de-obra apropriada, um ponto percentual acima do resultado de 2009.

Ainda em relação à escassez de qualificação, técnicos em produção, operações, engenharia e manutenção, principalmente os de nível médio, ficaram com o primeiro lugar, seguidos pelos trabalhadores de ofícios manuais e pelos operadores de produção.

Em quarto lugar aparecem as secretárias e assistentes administrativos, operários estão em quinto lugar, seguidos por engenheiros em sexto, motociclistas em sétimo. Contadores e profissionais de finanças ocupam a oitava posição e representantes de vendas a décima.

"O principal problema não é o número de candidatos, mas a incompatibilidade de talentos. Não há pessoas habilitadas para realizar as tarefas demandadas", afirma Pedro Guimarães, diretor comercial da Manpower no Brasil.

Segundo Guimarães, os empregadores têm exigido, além da capacidade de realizar o trabalho para o qual foram contratados, que os empregados possuam outras qualidades que agreguem valor à organização.

"Isso se deve ao período atual de recuperação da economia mundial, em que empresas buscam fazer mais com menos tanto financeiramente quanto com sua mão-de-obra", diz. "Nesse cenário, os candidatos vão ter que desenvolver melhor suas habilidades e características profissionais se quiserem permanecer relevantes no mercado", completa o diretor.

De acordo com o diretor, o quadro atual apresenta desafios tanto para empregadores quanto para candidatos, o que demonstra que as empresas devem fazer uma busca mais ampla para preencher as vagas abertas, em nichos antes inexplorados.

"Dessa maneira, as companhias podem atrair candidatos que, se não são exatamente aquilo que procuram, possuem potencial para serem treinados. Desse ponto de vista, interessa menos a habilidade técnica e mais a capacidade e motivação para aprender", finaliza.

A pesquisa completa pode ser encontrada no site relacionado abaixo.

http://www.baguete.com.br/noticias/negocios-e-gestao/21/05/2010/ti-9-posicao-em-escassez-de-talentos

Análise econômica

Edward Prescott, Prêmio Nobel de economia em 2004, opina sobre a situação do pós-crise nos EUA, Europa e Brasil

Para o economista Edward Prescott, Prêmio Nobel de economia em 2004, os Estados Unidos podem demorar uma década para se recuperar da crise, a Europa precisa ficar alerta para não entrar em uma e o Brasil é um dos poucos países que está no caminho certo. Prescott esteve no Brasil e discutiu questões sobre a política econômica internacional na Expogestão (Congresso Nacional de Atualização em Gestão e Feira de Produtos e Serviços) realizada de 19 a 21 de maio em Joinville, Santa Catarina.
Para Prescott, os Estados Unidos podem perder uma década de crescimento, assim como aconteceu com o Japão após a crise de 1992. O economista critica a atual política econômica de Obama porque considera que o presidente está tentando centralizar a economia americana e que ao invés de cortar impostos está aumentando as alíquotas. “Eu culpo muito mais Washington pela crise do que o Wall Street. Não considero que a centralização seja o caminho, eu acredito que é preciso fazer reformas no sistema financeiro com boas regras, não com mais regulamentações”.

O economista considera que a atual crise na Grécia é um exemplo de uma política de centralização econômica que deu errado. Para o especialista, a União Europeia precisa analisar a crise como um alerta de que algo deve ser feito. “Esses países precisam criar mecanismos para evitar que se gaste mais do que se arrecada”.

Prescott considera que o Brasil está no caminho certo, o que pode ser percebido pelo crescimento no número de investimentos no país. “Eu fiquei surpreendido ao saber que o governo optou por não subsidiar empresas que não estavam indo bem no setor aéreo brasileiro e que o próprio mercado deu conta de resolver essas questões sem precisar de ajuda do governo”.

Para o especialista, o grande problema do Brasil ainda é a centralização política e econômica. Ele considera que as decisões sobre os rumos do país não deveriam ser feitas só em Brasília, mas que instâncias locais nos estados também pudessem decidir sobre isso. “O Brasil precisa de mais competição entre os estados e até mesmo entre as universidades. Tem que haver mais autonomia de uma forma geral. Brasília não consegue gerir todos os estados de forma eficiente”.

A Expogestão contou com visitantes de mais de 100 cidades, vindos de 11 estados brasileiros. No total, mais de 2.700 pessoas participaram dessa edição, que reuniu importantes nomes do Brasil e do exterior, apresentando o que há de mais atual sobre o mundo dos negócios.

http://www.empreendedor.com.br/reportagens/an%C3%A1lise-econ%C3%B4mica

INSTITUTO ROBERTO MATOSO

Av. Barão de Studart, n.º 2.685, Aldeota,

Fortaleza, Ceará, CEP. 60.120-970

Telefone: 85 3246-4950

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Aproveite este espaço para comentários produtivos.