Olá... Sou Malu Cavalcanti Mestre de Cerimônias e Cerimonialista. Nesse blog você poderá visualizar um pouco dos trabalhos que realizei. Tenho a satisfação em ser Mestre de Cerimônias de importantes eventos.
http://lh5.ggpht.com/_LJ3Q2PffFo4/S3rTJM1q13I/AAAAAAAAAKo/mT_U0PqdnzI/BemVindo.jpg

terça-feira, 18 de maio de 2010

CLIPAGEM SINDIEVENTOS-CEARÁ

sindieventos%20clipagem(37) 

EDIÇÃO 17/05/2010 segunda-feira

Empresas associadas (085 telefone):

ORGANIZADORAS: F Everton Feiras (3469-9276); Instituto Hidroambiental Águas do Brasil (3262-1559); Mandacaru Com. e Prom. -Casa Cor Ceará (3261-3533);Oficina de Eventos (3261-2000); Prática Empresarial (3246-4950); Pratica Eventos (3433.7684); Priscila Eventos e Promoções (3401.5216); Sadhaha Promonegócios (3258.3100); Turim Consultoria e Eventos (3234-7078) ); W 10 Produções e Eventos (3267-2283)

MONTADORAS:Andaimes Infra-estrutura, Produção e Promoções de Eventos (3295-8486); Brilhante Projetos Stands e Comunicação Visual (3474-6000); Stand Show Montagens e Eventos (3444-3350)

LOCADORAS:CSI Locação (3305-7000); Data Vídeo Som Locação de Equipamentos (3261-2025); Loc Service (3459-6000); Z Solucoes Audiovisuais & Promocoes de Eventos(3231-3002); RC Informática (3244-7246)

OUTROS:Costa Brazil Balonismo(3495-2774)

Editado por Laércio Caporalini - MTPS 13963

Cel.: 85 8888-3266

Envio de material preferencialmente para: raimundaugusto@...

Proteja o endereço de E-Mail dos seus amigos como estou protegendo o seu. Ao enviar cópias, não use o campo "Para:"ou "Cc:"(cópia carbono), use sempre o campo "Cco:" (cópia carbono oculta) ou "Bcc" (Blind carbon copy=cópia carbono oculta)

VISITE NOSSO SITE: www.sindieventosce.com.br

DESTAQUES

Carta – GRANDE UTILIDADE .   SEMPRE CHEGA O DIA !!!

Curiosidade – De onde vem a expressão “novinho em folha”?

Texto Maior –O QUE UMA ESCRITORA HOLANDESA FALOU DO BRASIL

Logo Após – Concorrido dia 18 de maio

EXTRA – Pensando A Educação A Distância

MUNDOS DO TRABALHO NA PRAÇA 2

O Projeto “Mundos do Trabalho na Praça”, terá a sua segunda edição no período de 20 a 22 de maio de 2010, das 08h às 17h, na Praça do Ferreira, Centro de Fortaleza. Este projeto congrega ações e serviços do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará - 7ª Região e de várias outras instituições, numa construção transversal, que envolve órgãos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, no âmbito federal, estadual e municipal. Esta ação disponibulizada a população serviços e informações ao alcance de todos.

SINDEV W 10 Fernanda Gomes <w10producoes@...>

Encontro de Secretários Municipais de Turismo

“Gestão e Inovação para o Fomento de destinos Turísticos Competitivos” será o tema principal do VII Encontro de Secretários Municipais de Turismo do Estado do Ceará, que acontecerá de 19 a 21 de maio de 2010, no SESC/SENAC Iracema (Fortaleza/CE)

O evento contará com a participação dos gestores públicos, servidores e técnicos do Estado e seus municípios, que discutirão assuntos relevantes e inovadores ligados a gestão do turismo, através de mesas redondas e oficinas.

LEIA MAIS:www.sindieventosce.com.br/index.php

Da redação

Encontro de parceiros da Prática
A Prática Eventos reuniu as empresas promotoras de eventos no Ceará, em café da manhã no Marina Park Hotel, no dia 7 deste mês. A diretora Enid Câmara abriu espaço para que cada representante apresentasse seu evento. E foram muitos: Tejubode, Pecnordeste, Festival de Flores de São Benedito, 7° Caju Nordeste, II Festival Internacional do Camarão da Costa Negra e outros. O objetivo é integrar o setor de forma que os eventos gerem negócios entre si.

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=784850

Setfor participa de mobilizações contra exploração sexual de crianças e adolescentes

Dia 18 de maio é o Dia Nacional de Luta Contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescente. E, em razão desse dia de luta, a Setfor (Secretaria de Turismo de Fortaleza) dá continuação a suas atividades para combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes realizando, na próxima segunda-feira, uma caminhada de conscientização da população e de turistas para o problema. A caminhada sairá às 16h do Aterro da Praia de Iracema.
Os participantes da caminhada irão até o Mercado dos Peixes distribuindo no percurso panfletos, folders e adesivos. Com o tema: “Direitos Sexuais são Direitos Humanos. Esse ponto não é meu, mas o problema é nosso!”, a Setfor promove ações de mobilização e sensibilização para, além de turistas e população, agentes que integram a cadeia produtiva do turismo, a fim de que eles contribuam para a proteção de crianças e adolescentes contra a exploração sexual no setor.

http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/nordeste/33047-setfor-participa-de-mobilizacoes-contra-abuso-e-exploracao-sexual-de-criancas-e-adolescentes.html

Setur Alagoas tem mudança secretário.

A secretária-adjunta de Estado do Turismo, Danielle Novis, assume a cadeira deixada por Virginio Loureiro à frente da Setur-AL. A nomeação foi publicada em diário oficial, nesta sexta-feira.

Danielle Novis, que atua na área de turismo há mais de 15 anos, pretende dar continuidade ao trabalho e projetos que já estavam sendo executados por Virginio Loureiro. Segundo a secretária, as ações da Setur (Secretaria de Estado e Turismo) sempre foram realizadas de forma integrada e em conjunto com o trade turístico, e continuarão sendo.

http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/estados/33028-seturalagoasmudancasecretario.html

Diretoria da ABIH-PB toma posse na quinta-feira (20)
A empresária Manuelina Hardman toma posse para o segundo mandato como presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Paraíba (ABIH-PB), na próxima quinta-feira (20), às 20h, no Hardman Praia Hotel, em Manaíra. A diretoria eleita para o biênio 2010/2012 tem ainda os empresários Tadeu Pinto na vice-presidência; Inácio Júnior na diretoria financeira; Ricardo Lins na diretoria administrativa; Fernando Souza na diretoria institucional e Rafael Maia na diretoria de Marketing. O presidente do Conselho Fiscal é João Fernando Bezerra. A solenidade de posse deverá contar com a presença de todo o Trade Turístico da Paraíba.

http://www.turismoemfoco.com.br/v3/

Copa 2014: Metade das obras de aeroportos está atrasada
Levantamento inédito realizado pelo Portal 2014 (http://www.copa2014.org.br/) entre as 12 cidades-sede do Mundial no Brasil mostra que a Infraero, empresa que administra a infraestrutura aeroportuária do país, adiou os investimentos em nove dos treze aeroportos internacionais que receberão os turistas durante o evento. Somadas, as intervenções adiadas chegam a R$ 3 bilhões, 68% do que será investido na modernização ou ampliação de terminais de passageiros ou na infraestrutura para pouso e decolagem de aeronaves nas capitais da Copa.
O Ministério do Esporte calcula que 600 mil turistas estrangeiros e 3,1milhões de brasileiros circularão no país durante o Mundial. Devido à distância entre as sedes da competição, os torcedores privilegiarão o transporte aéreo.

http://www.turismoemfoco.com.br/v3/

MTur e FGV lançam prêmio de monografias e reportagens nas áreas de turismo e hotelaria

O MTur (Ministério do Turismo) e a FGV (Fundação Getulio Vargas) lançam o 7º Prêmio MTur/Ebape-FGV de monografias e reportagens sobre o setor de turismo e hotelaria. O objetivo é fomentar a reflexão teórica e as práticas concretas e, assim, monitorar as transformações, estimular o debate e elaborar propostas para o turismo brasileiro. A novidade deste ano é a inclusão da categoria doutorado.

Alunos, ex-alunos e professores de qualquer curso de graduação, pós-graduação e doutorado do País e jornalistas, que tenham elaborado trabalhos relacionados ao turismo, poderão inscrever seus trabalhos até o dia 16 de julho de 2010. O Prêmio, de âmbito nacional, é realizado anualmente.

http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/area-academica/33023-mturfgvpremiomonografiasreportagensturismo.html

São Paulo ocupa o 18º lugar do mundo no ranking ICCA 2009 de cidades.

Mais uma vez, a cidade de São Paulo está entre as 20 maiores cidades do mundo que recebem grandes eventos internacionais. Registra ainda um desempenho contínuo no aumento do número de encontros mundiais desde 2004. Os dados estão no mais novo levantamento realizado pela International Congress and Convention Association (ICCA) - maior organização mundial do setor. A capital paulista passou de 75 para 79 eventos internacionais em 2009, ocupando a 18ª posição mundial, mantendo-se à frente de destinos tradicionais, como Roma, Hong Kong, Sidney, Xangai, Montreal, Cidade do Cabo e Munique, entre outros.

http://www.businesstravel.com.br/hotnews_desc.php?cod=15296

PALESTRA SKAL

O Skal de Fortaleza movimentará o Skal Jovem e o Skal Empresarial nos próximos dias 17 e 18 deste mês, com palestras de Raimundo Peres, com grande experiência no setor de turismo.
Para os jovens, a palestra terá como tema "Perspectivas do Mercado de Eventos, no dia 17, às 18 horas, no Oásis Atlântico Imperial. Em seguida, a cerimonialista Norma Zélia falará sobre "Cerimonial de Protocolo".
Os empresários participarão de almoço-palestra no dia 18, ao meio-dia, no Salão Marina do Marina Park Hotel. Na ocasião, Raimundo Peres abordará o tema "Potencial de Fortaleza para atrair eventos".
Raimundo Peres é consultor nas áreas de Planejamento Estratégico e Operacional, Captação e Promoção de Eventos, com mais de 20 anos de experiência no setor do turismo, tendo participado do grupo diretivo da Bahiatursa por mais de 10 anos.

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=784850

Dobra o número de eventos realizados no Espírito Santo no mês de maio.

O número de eventos realizados no Espírito Santo no mês de maio deste ano vai dobrar em relação ao do mesmo período do ano passado. O crescimento no valor da movimentação financeira também foi expressivo. Em 2009, a economia capixaba faturou R$ 3,6 milhões. Já em 2010, os 10 eventos programados para maio serão responsáveis pela injeção de R$ 4,05 milhões, valor que significa um crescimento de 10% no valor dos gastos de turistas com transporte, alimentação, hospedagem e comércio.

O ES Convention Bureau justifica a desproporção entre o crescimento no número de eventos realizados (+100%) e o de gastos dos visitantes (+10%), pelo aumento expressivo no número de eventos locais - que não contabiliza o número de chegadas nem a movimentação de gastos de visitantes -, e que também aponta uma recuperação na economia e no mercado corporativo capixaba.

http://www.businesstravel.com.br/hotnews_desc.php?cod=15285

Turismo municipal em ação
Representantes da Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor) em agenda de trabalho: a secretária Patrícia Aguiar com o consultor de Turismo, Paulo Gaudenzi, a coordenadora de promoção, Tereza Neuma e o secretário executivo, Moacir Soares.

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=784850

Foi prestigiadíssima...
...a solenidade marcando os 60 anos da Fiec, no cenário bonito do La Maison, decorado por Jacaúna Aguiar. Ali, o presidente da entidade, Roberto Macêdo, fez em seu discurso reflexão valiosa ressaltando que: "A dinâmica do mundo globalizado e seus efeitos em cada país provocam mudanças em curtíssimo espaço de tempo. Há um ano estávamos no meio de uma crise mundial sem precedentes. Basta ver que hoje a economia está crescendo a um nível de cerca de 6% e com a ameaça de inflação de e demanda.
Isto é muito bom e ao mesmo tempo preocupante, prosseguiu. A parte boa é que o firme crescimento da produção brasileira registra expansão em 26 de 28 setores industriais. O que nos preocupa é ainda a falta de infraestrutura, o custo Brasil e o excesso de burocracia".
Sobre os agraciados com a Medalha da Ordem do Mérito Industrial, o presidente da Fiec afirmou: "A excepcional gestão de Airton Queiroz no complexo industrial e educacional Edson Queiroz eleva o Ceará no contexto econômico e social do País e coloca Airton entre os mais importantes líderes da indústria brasileira. "O amigo Jorge Parente Frota Júnior tem sua história marcada pela capacidade de realização e de articulação. E sabe exercer sua liderança promovendo a imagem do Ceará", disse Roberto Macedo.

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=785529

Cariri ganha seccional da Abrasel Ceará

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) chegou ao interior do Ceará. É a Abrasel Cariri, lançada no dia 4 deste mês, em Juazeiro do Norte, que irá representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar na região, promovendo ações que contribuam para o crescimento sustentável local. O Cariri do Ceará é a primeira região no interior do Nordeste a contar com uma representação da Abrasel.
O presidente executivo da Abrasel nacional, Paulo Solmucci, e o presidente da Abrasel-CE, Augusto Mesquita, participaram da solenidade de abertura, no auditório do Sebrae, em Juazeiro do Norte.

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=784853

NEGÓCIOS ÍNTIMOS
O Moda Íntima Ceará 2010 realiza, durante o período do evento que vai de 6 a 8 de junho, o Fórum de Tendências 2010/2011, em parceria a Rosset, maior grupo têxtil a América Latina. O espaço Salão da Indústria da Moda Íntima terá produtos de todos os fornecedores participantes, traçando um painel de tendências para a próxima temporada. O evento promete reunir as principais marcas do segmento no Estado, no Centro de Convenções.

http://opovo.uol.com.br/opovo/colunas/verticalsa/983954.html

COOPERATIVAS COMPETITIVAS
Nos dias 20 e 21 acontece em Beberibe-CE (Hotel Coliseum) o Seminário Cearense de Cooperativismo. A iniciativa é uma etapa preparatória para o XIII Congresso Brasileiro de Cooperativismo (XIII CBC), em Brasília, de 9 a 11 de setembro. Participam 50 cooperativistas do Estado e representantes de entidades parceiras. Na pauta, dentre outros temas, a competitividade das cooperativas. O presidente do Sistema OCB Nacional (Organização das Cooperativas Brasileiras), Márcio Lopes de Freitas, vem.

http://opovo.uol.com.br/opovo/colunas/verticalsa/983954.html

União Europeia pretende reabrir as negociações com o Mercosul

O acordo será discutido na próxima segunda-feira (17/5), em Madri, durante a cúpula que reunirá 60 líderes da União Europeia, da América Latina e do Caribe. De acordo com Rafael Estrella, o encontro em Madri poderá gerar debates em busca de "um salto qualitativo nas relações entre os blocos comerciais do mundo, o que pode gerar o aprofundamento dessas relações".

http://www.exportnews.com.br/noticia.php?noticia=1572&titulo=União Europeia pretende reabrir as negociações com o Mercosul

Potencial turístico de João Pessoa(PB) é destaque em Jornal da Bahia

As belezas naturais, prédios históricos e a tranquilidade que tornam João Pessoa uma cidade única, foram mostradas para a sociedade baiana. Uma ação promocional de divulgação investida pelo Convention & Visitors Bureau de João Pessoa em parceria com o caderno de Turismo do Jornal A TARDE revelou aos 740 mil leitores deste que é o maior jornal de circulação da Bahia e o 2º do Nordeste, os encantos da capital paraibana e o que tem de melhor no que se refere aos atrativos turísticos. Ao todo foram cerca 4 páginas recheadas de belezes e encantos.

Na reportagem que abre o caderno, é destacado o verde predominante em João Pessoa, o clima de tranquilidade e a qualidade de vida dos pessoenses. Para ilustrar a reportagem, são destacadas fotografias do Centro Histórico, extremo Oriental das Américas, Pôr do Sol no Jacaré, gastronomia, cultura e das praias urbanas da capital, litoral norte e Costa do Conde.

Convention Joao Pessoa eventos@...

TAM agora oficialmente membro da STAR ALLIANCE

Após um ano de ações prioritárias para a adesão à Star Alliance, com a migração dos sistemas comerciais de gestão de passageiros e de check-in da TAM para a plataforma Amadeus Altéa CMS. A TAM comemorou dia 13, a sua tão aguardada entrada na Star Alliance, a primeira e maior aliança de companhias aéreas do mundo.

O ingresso oficial da TAM na aliança foi apresentado agora, com direito a assinatura oficial da adesão, pelos presidentes da TAM e da Star Alliance, Líbano Barroso e Jaan Albrecht (foto), respectivamente. O evento está sendo realizado na sede da TAM em São Paulo, com presença de executivos da companhia brasileira e de representantes das outras companhias membros da Star Alliance.

http://www.brasilturis.com.br/canal_materia.neo?Materia=13053

STJ considera ilegal repasse de Cofins para contas de luz

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) começa a se manifestar em relação à legalidade do repasse do PIS e da Cofins para os consumidores nas faturas de energia elétrica. Uma decisão monocrática - proferida por apenas um ministro - favoreceu os consumidores. O ministro Herman Benjamin considerou ilegal o repasse dos tributos. Ele analisou um recurso proposto por um consumidor gaúcho contra a concessionária Rio Grande Energia, que ainda pode recorrer da decisão no próprio STJ. A mesma discussão se trava entre os consumidores e as concessionárias de telefonia, cujo julgamento está suspenso por um pedido de vista na 1ª Seção da Corte.

Ao julgar o caso referente às contas de energia elétrica, o ministro Herman Benjamin considerou precedentes anteriores do STJ que julgaram ilegal o repasse do PIS e da Cofins ao consumidor no setor de telefonia, por ausência de previsão legal. De acordo com o voto do ministro, o PIS e a Cofins, nos termos da legislação tributária, não incidem sobre a operação individualizada de cada consumidor, mas sobre o faturamento global da empresa de telefonia.

http://www.jusbrasil.com.br/noticias/2185196/stj-considera-ilegal-repasse-de-cofins-para-contas-de-luz

Congresso Brasileiro de Secretariado discutirá os impactos da profissão no mundo dos negócios

Dentro da estrutura de uma empresa ou organização, a função de secretária é indispensável. Não é a toa que pesquisas mostram que é a terceira profissão que mais cresce no mundo. Agendar, organizar tarefas e eventos; redigir, encaminhar e arquivar documentos. Manter contatos com clientes e fornecedores. A rotina de trabalho funciona como apoio direto para executivos. O que comprova que a profissão, também, é responsável pelo sucesso do mundo coorporativo. E é com o objetivo de discutir os impactos da atividade no mundo dos negócios que acontece de 26 a 29 de maio, em Fortaleza, no Hotel Oásis Atlântico, o XVII Congresso Nacional de Secretariado.

“Atualmente, os executivos querem profissionais completos que dominam comunicação, outros idiomas e novas tecnologias. O perfil de realizar tarefas básicas ficou no passado. Hoje, o profissional de secretariado é considerado um assessor e, em alguns casos, até responde pelo próprio chefe”, afirma Teresinha de Jesus Cordeiro Miranda, presidente do Congresso e do Sindicato das Secretárias do Estado do Ceará.

O evento, considerado o maior e mais importante da categoria, irá reunir mais de mil pessoas. Estão confirmadas delegações de vários estados e até de outros países como de secretárias de ministros dos países de Língua Portuguesa como Angola, Moçambique, Cabo Verde e Portugal.

Serviço: XVII Congresso Nacional de Secretariado

Data: 26 a 29 de maio de 2010

Local: Hotel Oásis Atlântico - Avenida Beira Mar, 2500.

SINDIE NV Inove Veronica <inoveatendimento@...>

R$ 2,7 bilhões do BNDES para o Ceará

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) deve desembolsar cerca de R$ 2,7 bilhões a projetos no Ceará, sejam públicos ou privados, conforme estimou, ontem, o presidente da instituição financeira, Luciano Coutinho.
Ele palestrou na 40ª Reunião Ordinária da Assembleia Geral da Associação Latinoamericana de Instituições Financeiras de Desenvolvimento (Alide). O encontro, que se encerra hoje, reúne entidades financeiras do mundo inteiro, na sede do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).
O montante desembolsado ao Estado é 180% maior que o valor direcionado em 2008, cerca de R$ 961 milhões. Em 2009, os aportes atingiram cerca de R$ 2 bilhões, conforme informou o presidente. Um conjunto de fatores políticos e econômicos contribuiu para o resultado positivo no Ceará, como no Nordeste.
"Primeiro a eficiência de gestão, que tem atraído muitos projetos de infraestrutura. Tem muita coisa acontecendo. Também porque o Brasil melhorou com as classes D e E virando C. Também as inúmeras ações de Micro e Pequenas Empresas, que cresceram mais de 250% no Ceará``, explicou Coutinho, que estava acompanhado do governador Cid Gomes.
Fonte: Jornal Diário do Nordeste.

Cláudia Brilhante - Assessora Institucional FecomercioCE - claudiabrilhante@...

Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT) volta a inscrever espetáculos para a Mostra Nordeste

Há três anos, quando chegou à 14ª edição, o Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT), que acontece anualmente em setembro no município serrano do Ceará, abriu mão do formato tradicional e inovou na Mostra Nordeste, carro-chefe da programação. Ao invés de inscritos para o processo seletivo, grupos teatrais dos nove estados passaram a ser indicados por uma curadoria e convidados pela direção do Festival. O caráter competitivo da mostra também foi abolido.

Para a 17ª edição, que acontece este ano 04 a 11 de setembro, a panela é mexida novamente e o FNT volta a receber inscrições para a Mostra Nordeste, que continua não-competitiva. Com a mudança, o Festival dá oportunidade a mais grupos nos nove estados mostrarem seus espetáculos à comissão de seleção do Festival, abrindo, assim, o leque para a diversidade de produções teatrais de todo o Nordeste.

As inscrições para a Mostra Nordeste estão abertas de 15 de maio a 30 de junho.

SERVIÇO

Mostra Nordeste do XVII Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT) – Inscrições abertas de 15 de maio a 30 de junho para grupos de teatro de todo o Nordeste. Informações: 85-3246.2708 (Fortaleza), 85-3321.1405 (Guaramiranga), fnt@..., fntguaramiranga@... e www.agua.art.br.

Degage2 <degage@...>

Empresa de SP se muda para Sobral

Sobral deve ganhar uma nova empresa nos próximos seis meses. É a Companhia Geral de Soluções (CGS), empresa paulista que produz, reforma e oferece manutenção à máquinas na área de laticínios, frigoríficos, açougues, supermercados e sorveterias. A empresa está se transferindo de Ribeirão Preto para o interior do Ceará.
O diretor da empresa, Rubens Biscaro, explica que a mudança se dá pelo fato de o Nordeste não conter com nenhuma fábrica nesse perfil. "Fortaleza nos acolheu muito bem", aponta Biscaro. Com decisão tomada, a empresa agora busca terreno para se instalar.
Segundo ele, a empresa deve investir R$ 20 milhões em Sobral. Isso deve gerar entre 100 e 120 empregos diretos. De acordo com o diretor, representantes da empresa já estiveram em Sobral visitando, inclusive, algumas escolas técnicas a fim de absorver a mão de obra local.
"Vamos fazer mão de obra local, vamos trazer algumas pessoas com bagagem da empresa, mas queremos utilizar a mão de obra local``, observa o diretor. A produção da CGS abastece o mercado interno e é exportada para alguns países da África. Com a mudança, o diretor destaca pretender oferecer produtos e serviços mais baratos para o Nordeste.

Fonte: Jornal Diário do Nordeste.

Cláudia Brilhante - Assessora Institucional FecomercioCE - claudiabrilhante@...

RECORDE ABSOLUTO: Negócios do Nordeste Invest próximos dos R$ 2 bilhões

NATAL (RN) – O Brasil recebe mais uma prova indiscutível de como está no conceito positivo dos investidores internacionais. A rodada de negócios do Nordeste Invest, o evento balizador para o setor turístico-imobiliário, teve resultados que superaram todas as previsões e expectativas, por mais positivas que elas pudessem se apresentar dentro do cenário econômico atual. Com R$ 1,8 bilhão anunciados, o evento que se completa hoje em Natal mostra um total superior à soma de todas as edições anteriores juntas.

Os números que o presidente Felipe Cavalcante (foto) anunciou na coletiva de encerramento vão demonstrar que os investidores vieram realmente em busca de boas oportunidades junto ao mercado brasileiro. “Como este apresentou produtos e respostas, com ampliação de oferta também estrutural, o volume de negociações cresceu muito mais que o esperado”, afirmou, em uma análise prévia do êxito que o 5o. Nordeste Invest apresentou, reafirmando a condição de principal evento do setor, além da abordagem efetiva que realiza com os principais temas do setor e os nomes e empresas importantes que traz.

http://www.brasilturis.com.br/canal_materia.neo?Materia=13068

STJ autoriza farmácias a vender artigos de conveniência

As farmácias estão autorizadas a vender produtos que não possuem nenhuma relação com a saúde, os chamados artigos de conveniência. A decisão é do ministro Ari Pargendler, vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que revogou parcialmente decisão anterior que havia determinado o cumprimento de normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre boas práticas farmacêuticas.

Permanece válida a parte da decisão que determina o cumprimento da Instrução Normativa n. 10/09, que lista os medicamentos isentos de prescrição que podem ficar ao alcance dos consumidores. Dessa forma, os medicamentos que precisam de receita médica devem permanecer em área de circulação restrita aos funcionários, não sendo permitida sua exposição direta aos usuários.

http://www.jusbrasil.com.br/noticias/2174900/stj-autoriza-farmacias-a-vender-artigos-de-conveniencia

60% concedem incentivos fiscais

O processo de disputa dos estados da Federação na atração de atividades produtivas - a chamada guerra fiscal - acontece também entre os municípios brasileiros. No Ceará, de 184 cidades, pelo menos 103, o equivalente a 60% do total, lançam mão de benefícios para atrair empreendimentos, conforme dados da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic 2009), divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O setor mais aquinhoado por incentivos fiscais municipais no Estado é a indústria. Conforme o levantamento do IBGE, em 2009, pelo menos 49 prefeituras cearenses declararam ter concedido benefícios a este setor nos últimos 24 meses. Outras 30 gestões o fizeram para o segmento de comércio e serviços, além de 19, para turismo, e 16, para o setor agrário.
Com relação aos estados, a disputa ocorre, principalmente, por meio da concessão de isenção total ou parcial do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) para as empresas que venham a se instalar. No caso dos municípios, os incentivos à atração de atividades econômicas ocorrem através da isenção total ou parcial do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) e do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Além disso, tanto estados quanto municípios podem conceder outros tipos de benefícios, como infraestrutura, terras, distrito industrial. Entre os mecanismos utilizados pelos gestores cearenses na guerra fiscal, o mais comum é a doação de terrenos - prática feita por 56 cidades locais. A lista inclui, ainda: isenção parcial do (IPTU) - praticado por 27 municípios locais; isenção total do IPTU (23 cidades); isenção do (ISS) - comum a 36 gestões -; isenção de taxas (25) e cessão de terrenos (36).
No Ceará, existem distritos industriais em pelo menos 25 cidades. Ainda segundo o estudo, 14 municípios locais não utilizaram mecanismos de incentivo nos últimos 24 meses. No Brasil, 3.134 municípios adotam mecanismos de incentivos à implantação de empreendimentos em seu território. Há uma concentração de municípios das Regiões Sul e Sudeste que, juntas, respondem por 59,5% das cidades que adotam os referidos mecanismos.

Fonte: Jornal Diário do Nordeste.

Cláudia Brilhante - Assessora Institucional Fecomercio - claudiabrilhante@...

Programa capacita jovens para o mercado de trabalho

Promover a criação de oportunidade de capacitação para os jovens em situação de vulnerabilidade social por meio da qualificação sócio-profissional; desenvolver ações que contribuam para o reconhecimento e valorização dos direitos humanos da cidadania e prepará-los para o mundo do trabalho, em ocupações com vínculo empregatício ou em outras atividades produtivas legais geradoras de renda, são os objetivos principais do programa “Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã”, implantado pelo Governo Federal em parceria com o Instituto de Educação Jandaia, que funciona em Pacajús. O Programa permite que jovens de 18 a 29 anos que estejam cursando ou tenham concluído o ensino fundamental ou médio, sejam reintegrados no processo educacional, recebendo qualificação profissional e tenham acesso às ações de cidadania, inserção no mundo do trabalho, esporte, cultura e lazer.
São 500 jovens sendo capacitados desde o final de junho incluindo os municípios de Itaitinga, Pacajús e Horizonte, onde a capacitação está sendo feita nos espaços de algumas escolas e também na sede do Instituto Jandaia. Os cursos têm duração de seis meses e estão previsto para encerrarem as atividades em dezembro deste ano. O Coordenador de Inserção do Instituto de Educação Jandaia, Eugênes Eleutério explica que dos jovens participantes do programa, a meta é que no mínimo 30% sejam encaminhados para o mercado de trabalho

<boanoticia@...>

Fornecimento de medicamentos por ordem judicial

A Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (de Direito Público) determinou que o Estado de Mato Grosso forneça mensalmente três frascos de protetor solar, Fator de Proteção 60, à adolescente que comprovou hipossuficiência e ser portadora da patologia de vitiligo. O amparo legal se deu em decorrência de farta jurisprudência, bem como dos termos do artigo 196 da Constituição Federal, que assegura o acesso à saúde como direito de todos e dever do Estado, devendo este garantir aos cidadãos o fornecimento de medicamentos indispensáveis para manutenção e tratamento da saúde. Os protetores solares devem ser repassados de forma regular e contínua, conforme indicação médica. O Estado também deve providenciar o necessário à adolescente no decorrer do tratamento, sob pena de multa diária no valor de R$1,5 mil, cabendo até medida de busca e apreensão do medicamento

http://www.jusbrasil.com.br/noticias/2183007/fornecimento-de-medicamentos-por-ordem-judicial

Indenização por furto de automóvel

A 3ª Turma Recursal Cível do RS manteve a sentença que condenou o Sport Clube Internacional a indenizar um homem que teve seu veículo furtado no estacionamento do clube, no Estádio Beira Rio.

Com base na Súmula nº 130 do STJ ("a empresa responde, perante o cliente, pela reparação de dano ou furto de veículo ocorrido em seu estacionamento"), o 2º Juizado Especial Cível de Porto Alegre entendeu ser procedente o pedido de indenização por danos materiais formulado pelo autor. * Proc. nº 3.09.0025386-8, do 2º Juizado Especial Cível de Porto Alegre (RS)

http://www.jusbrasil.com.br/noticias/2183343/indenizacao-por-furto-de-automovel-no-estacionamento-do-estadio-beira-rio

Lançamento
O EX-PRESIDENTE da Agência de Desenvolvimento Econômico, Antônio Bahlman, viajou, ontem, a São Paulo, anunciando para o dia 21 de maio o lançamento do projeto "Cidade do Atacado", em Caucaia. O investimento privado será da ordem de R$ 200 milhões, com o Estado devendo participar com R$ 20 milhões, sendo R$ 10 este ano e o restante em 2011. "Ela será, certamente a mais importante estrutura que congrega o setor de atacado da América Latina". Na área de minerais não metálicos, completamente revolucionados, com duas cimenteiras, sendo uma nova e outra em construção, no Pecém, do Grupo M. Dias Branco e a outra, em Quixeré, do Grupo Votorantin.

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=775972

Jornada: Sindicatos aceitam proposta intermediária de Temer

O presidente da Câmara, deputado Michel Temer, recebeu ontem, terça-feira (11/5), representantes das centrais sindicais, acompanhados pelos deputados Paulo Pereira da Silva (PDT-SP) e Dagoberto (PDT-MS). O grupo informou ao presidente que os sindicatos de trabalhadores concordaram com a proposta intermediária apresentada por Temer que poderia resultar em consenso a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 231/95.
A proposta em tramitação prevê a redução da carga semanal de trabalho de 44 para 40 horas semanais. Com discordância entre sindicalistas e empresários, o presidente da Câmara sugeriu a redução gradual da jornada: 43 horas semanais em 2011 e 42 em 2012. Não haveria aumento no valor da hora extra.
Michel Temer lembrou que, na reunião desta terça-feira, pediu aos líderes partidários a indicação de PECs consideradas prioritárias pelas bancadas. Após receber as indicações, o presidente determinará quais irão para a pauta do plenário. "Sugiro que vocês procurem os líderes e informem sobre o consenso. Caso eles considerem que é viável apoiar a PEC 231/05, deverão indicá-la até amanhã, às 18 horas", disse.

Fonte: Agência Câmara.

Cláudia Brilhante - Assessora Institucional Fecomercio - claudiabrilhante@...

"Olá, Turista!" prorroga inscrições para 30 de junho

O prazo de inscrições do programa "Olá, Turista!" foi prorrogado até o dia 30 de junho. Os interessados devem solicitar diretamente à sua organização, sindicato, cooperativa ou associação, o código de acesso para realizar a inscrição aqui no portal do MTur. É importante observar, porém, que as matrículas valem apenas para profissionais de entidades já cadastradas.
As entidades ligadas ao turismo que ainda não fizeram o cadastro no "Olá, Turista!" podem se cadastrar no pela Internet e solicitar vagas para os seus profissionais

http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/brasil/32244-olaturistaprorrogainscricoesjunho.html

Novo Hamburgo será a sede da Expolazer 2010

O Rio Grande do Sul foi o escolhido para sediar a 17ª edição da Expolazer – Feira de Piscinas & Spas, Arquitetura e Paisagismo –, a primeira realizada fora de São Paulo. O evento acontece de 11 a 14 de agosto, na Fenac, em Novo Hamburgo (RS).

“Elegemos o Estado pelo grande potencial de consumo da Região Sul, atualmente um dos maiores pólos industriais do setor de piscinas, móveis e decorações”, afirma Abdala Jamil Abdala, presidente da Francal Feiras, promotora do evento. Segundo Abdala, a ideia é que Novo Hamburgo possa se tornar uma sede fixa da feira a cada dois anos, intercalando com São Paulo

http://www.revistaeventos.com.br/site/Noticias.php?id=11297

MTur apresenta resultado da seleção do Programa de Regionalização do Turismo

Reconhecer e compartilhar com outros destinos experiências exitosas de implementação do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil. Valorizar o trabalho de gestores públicos engajados no desenvolvimento do turismo em suas regiões. Com esses objetivos, o Troféu Roteiros do Brasil, que chega à sua segunda edição, vai premiar dez casos de sucesso, no dia 27 de maio de 2010, em São Paulo (SP), durante o 5° Salão do Turismo – Roteiros do Brasil.

Os premiados se destacaram em nove categorias distribuídas nos temas de Planejamento e Gestão, Estratégias de Mercado e Sustentabilidade no Turismo. Entre as candidaturas recebidas, 57% foram apresentadas pela Região Sudeste, 25% pela Região Sul, 12% pela Região Nordeste e 6% pela Centro-Oeste

http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/sp/32759-mturprogramaregionalizacaoturismo.html

Inscrições abertas para o Curta Canoa 2010

Estão abertas até o dia 30 de maio as inscrições para as Mostras Competitivas da sexta edição do Festival Latino Americano de Curta Metragem de Canoa Quebrada – CURTA CANOA 2010, que acontecerá de 18 a 25 de setembro na praia de Canoa Quebrada, em Aracati, Ceará.

Podem ser inscritos filmes e vídeos de realizadores brasileiros, com duração máxima de 20 minutos. Serão selecionadas apenas obras concluídas a partir de maio de 2008, que poderão versar sobre quaisquer temas nos gêneros documentário, ficção, animação ou experimental. As inscrições são gratuitas.

Para inscrever-se o interessado deve preencher e enviar a ficha de inscrição que está disponível na página do festival na Internet: www.curtacanoa.com.br. A ficha preenchida deverá ser enviada via e-mail e o original deverá ser impresso, assinado e remetido pelos Correios junto com o DVD da obra inscrita para: VI CURTA CANOA – Festival Latino-Americano de Cinema de Canoa Quebrada - Inscrição Mostra de Filmes e Vídeos. Endereço: Rua João Cordeiro, 2380 / 303 - Bairro Joaquim Távora - Fortaleza – Ceara CEP: 60.110-301.

SERVIÇO

Curta Canoa 2010 – Inscrições abertas até 30 de maio para o festival que acontecerá de 18 a 25 de setembro de 2010 na praia de Canoa Quebrada, em Aracati, Ceará. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site www.curtacanoa.com.br. Info: 85-3251.1105 / 85-9635.3880 / 85-3087.2099 / 88-9951.7070. E-mail: curtacanoa@....

degagecomunica@...

A Logística regula o fluxo da economia no Brasil

Joinville – SC vai sediar, de 8 a 11 de junho de 2010, a 3ª Feira de Logística e Movimentação de Carga, no Megacentro Wittich Freitag – Parque Expoville. Empresas de diferentes segmentos do vasto complexo da Logística já adquiriram seus estandes, para apresentar seus produtos e serviços, conhecer novidades e também participarem da discussão em torno do tema.

O Brasil, um país continental que, de forma crescente se relaciona e interage com os mais diversos países desenvolvendo a economia mundial, necessita de constantes avanços e modernização no complexo processo da logística. Na Feira de Logística 2010, as empresas poderão encontrar soluções para diminuir os custos dos processos de transporte, armazenamento, estocagem e outros, visando agilidade, expansão e aumento dos lucros.

nseibel <nseibel@...>

Brasil sedia pela 1ª vez Congresso Internacional de Eletrônica de Baixa Temperatura

O Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana) vai organizar o 9º Congresso Internacional de Eletrônica de Baixa Temperatura (Ninth International Workshop on Low Temperature Electronics - WOLTE 9). O encontro acontece de 21 e 23 de junho, no Guarujá, São Paulo, e reunirá pesquisadores, educadores e estudantes de diversos países. É a primeira vez que o encontro será realizado fora da Europa.

http://www.revistaeventos.com.br/site/Noticias.php?id=11269

Programação BNB – Fortaleza-CE

Dia 17, segunda-feira

Música – CULTURA & MÚSICA

16h Programa de Rádio na Universitária FM – 107,9 MHz (o programa também pode ser ouvido ao vivo no site da rádio – www.radiouniversitariafm.com.br). 60min.

Dia 18, terça-feira

Literatura/Biblioteca – CLUBE DO LEITOR CCBNB

12h Encontros com mediação para fomento da leitura literária e a formação do leitor cultural. 60min.

Artes Integradas – CURSO DE APRECIAÇÃO DE ARTE

14h30 O Olhar Oblíquo de Clarice Lispector. 180min.

Literatura/Biblioteca – OUVIR DIZER

15h30 A platéia apreciará a leitura dramatizada de trechos da obra do escritor e jornalista Lira Neto por Ricardo Guilherme. 60min.

Literatura/Biblioteca – CLUBE DO LEITOR CCBNB

17h Encontros com mediação para fomento da leitura literária e a formação do leitor cultural. 60min.

Artes Cênicas

Local: Casa da Comédia Cearense – Rodolfo Teófilo – Fortaleza-CE

18h Oficina de Dança. 120min.

Dia 19, quarta-feira

Música – CULTURA MUSICAL

12h Tailândia Montenegro. 60min.

Artes Integradas – CURSO DE APRECIAÇÃO DE ARTE

14h30 O Olhar Oblíquo de Clarice Lispector. 180min.

Artes Cênicas

Local: Casa da Comédia Cearense – Rodolfo Teófilo – Fortaleza-CE

17h Oficina de Iniciação Teatral. 120min.

Música – CULTURA MUSICAL

18h30 Tailândia Montenegro. 60min.

Artes Cênicas

Local: Casa da Comédia Cearense – Rodolfo Teófilo – Fortaleza-CE

19h Oficina de Iniciação Teatral. 120min.

Dia 20, quinta-feira

Artes Integradas - ARTE RETIRANTE

Local: INEC – Instituto Nordeste Cidadania – Passaré – Fortaleza-CE

8h30 Oficina de Formação Artística – Arte-Identidade: Gerando Renda com Cidadania e Criando Ambientes de Aprendizagem. 480min.

Música – PALCO INSTRUMENTAL

12h Quarteto de Trombones do Ceará. 60min.

História/Patrimônio – PERCURSOS URBANOS

14h Pra Cidade Não Cansar. 270min.

Artes Integradas – CURSO DE APRECIAÇÃO DE ARTE

14h30 O Olhar Oblíquo de Clarice Lispector. 180min.

Música – PALCO INSTRUMENTAL

18h30 Quarteto de Trombones do Ceará. 60min.

Dia 21, sexta-feira

Artes Integradas - ARTE RETIRANTE

Local: INEC – Instituto Nordeste Cidadania – Passaré – Fortaleza-CE

8h30 Oficina de Formação Artística – Arte-Identidade: Gerando Renda com Cidadania e Criando Ambientes de Aprendizagem. 480min.

Artes Cênicas – ATO COMPACTO

12h Donas do Destino. 60min.

Artes Integradas – CURSO DE APRECIAÇÃO DE ARTE

14h30 O Olhar Oblíquo de Clarice Lispector. 180min.

Artes Cênicas – ATO COMPACTO

15h30 Donas do Destino. 60min.

Artes Cênicas – ATO COMPACTO

Local: Praça do Ferreira – Dentro da Programação Mundos do Trabalho na Praça 2 (Tribunal Regional do Trabalho)

16h Afoxé Acabaça. 60min.

Artes Cênicas – ATO COMPACTO

18h30 Donas do Destino. 60min.

.lucianoms@... <lucianoms@...

Frase

"Mulheres existem para serem amadas, não para serem entendidas".

(Vinicius de Moraes)

Carta

- GRANDE UTILIDADE .   SEMPRE CHEGA O DIA !!!

01. Quando for comprar qualquer coisa não deixe de consultar o site Gastarpouco.
www.gastarpouco.com
02. Serviço dos cartórios de todo o Brasil, que permite solicitar documentos via internet:
www.cartorio24horas.com.br/index.php
03. Site de procura e reserva de hotéis em todo o Brasil,por cidade, por faixa de preços, reservas etc.:
www.hotelinsite.com.br
04. Site que permite encontrar o transporte terrestre entre duas cidades, a transportadora, preços e horários:
https://appweb.antt.gov.br/transp/secao_duas_localidades.asp'
05. Encontre a Legislação Federal e Estadual por assunto ou por número, além de súmulas dos STF, STJ e TST:
www.soleis.adv.br
06. Tenha a telinha do aeroporto de sua cidade em sua casa,chegadas e  partidas:
www.infraero.gov.br/pls/sivnet/voo_top3v.inip_cd_aeroporto_ini=
07. Encontre a melhor operadora para utilizar em suas chamadas telefônicas:
http://sistemas.anatel.gov.br/sipt/Atualizacao/Importanteaspp'
08. Encontre a melhor rota entre dois locais em uma mesma cidade ou entre duas cidades, sua distância, além de localizar  a rua de sua cidade:
www.mapafacil.com.br
09. Encontre o mapa da rua das cidades, além de localizar cidades:
http://mapas.terra.com.br/Callejero/home.asp
10 Confira as condições das estradas do Brasil, além da distância entre as cidades:
www.dnit.gov.br
11. Caso tenha seu veiculo furtado, antes mesmo de registrar ocorrência na polícia, informe neste site o furto.O comunicado às viaturas da DPRF é imediato:
www..dprf.gov.br/ver.cfmlink==form_alerta
12. Tenha o catálogo telefônico do Brasil inteiro em sua casa. Procure o telefone daquele amigo que estudou contigo no colégio:
www.102web.com.br
13. Confira os melhores cruzeiros,datas, duração,preços,  roteiros, etc.:
www.bestpricecruises.com/default.asp
14.. Vacina anti-câncer (pele e rins). OBS: ESTA VACINA DEVE SER SOLICITADA PELO MÉDICO ONCOLOGISTA:
www.vacinacontraocancer.com.br/hybricell/home.html
15. Indexador de imagens do Google - captura tudo que é foto e filme de dentro de seu computador e os agrupa, como você desejar:
www.picasa.com
16. Semelhante ao Internet Explorer , porem muito mais rápido e eficiente, e lhe permite adicionar os botões que desejar, ou seja, manipulado como você o desejar:
www.mozilla.org.br/firefox
17. Site de procura, semelhante ao GOOGLE:
www.gurunet.com
18. Site que lhe dá as horas em qualquer lugar do mundo:
www.timeticker.com/main.htm
19. Site que lhe permite fazer pesquisas dentro de livros:
www.a9.com
20. Site que lhe diz tudo do Brasil desde o descobrimento por Cabral:
www.historiadobrasil.com.br
21. Site que o ajuda a conjugar verbos em 102 Idiomas:
www.verbix.com
22. Site de conversão de Unidades:
www.webcalc.com.br/conversões/area.html
23. Site para envio de e-mails pesados, acima de 50Mb:
www.dropload.com
24. Site para envio de e-mails pesados, sem limite de capacidade:
www.sendthisfile.com
25. Site que calcula qualquer correção desde 1940 até hoje, informando todos os índices disponíveis no mercado financeiro.. Grátis para Pessoa Física:
www.debit.com.br
26. Site que lhe permite falar e ver pela internet com outros computadores,ou LHE PERMITE FALAR DE SEU COMPUTADOR COM TELEFONES FIXOS E CELULARES EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO GRÁTIS -Decomputador paracomputador, voz + imagem. De computador para telefone fixo ou celular:
www.skype.com
27. Site que lhe permite ler jornais e revistas de todo o mundo.
www.indkx.com/index.htm
28 .. Site de câmaras virtuais, funcionando 24 hs por dia ao redor do mundo:
www.earthcam.com

Socorro Melo <corrinhomelo@...>

Humor

Uma grande lição... 
No Curso de Medicina, o professor se dirige ao aluno e pergunta:
-Quantos rins nós temos?
-Quatro! - Responde o aluno.
-Quatro? - Replica o professor, arrogante, daqueles que sentem prazer em tripudiar sobre os erros dos alunos.
-Traga um feixe de capim, pois temos um asno na sala. - ordena o professor a seu auxiliar.
-E para mim um cafezinho! - Replicou o aluno ao auxiliar do mestre.
O professor ficou irado e expulsou o aluno da sala. O aluno era, entretanto, o humorista Aparício Torelly Aporelly (1895-1971), mais conhecido como o 'Barão de Itararé'.
Ao sair da sala, o aluno ainda teve a audácia de corrigir o furioso mestre:
-O senhor me perguntou quantos rins 'nós temos'. 'Nós' temos quatro: dois meus e dois seus. 'Nós' é uma expressão usada para o plural.
Tenha um bom apetite e delicie-se com o capim.

COMENTÁRIO

A vida exige muito mais compreensão do que conhecimento!
Às vezes as pessoas, por terem um pouco a mais de conhecimento ou 'acreditarem' que o tem se acham no direito de subestimar os outros . . .
Viva a humildade . . .
E haja capim!!!

Marcia Pedrozo <marciapedrozo@...>

Curiosidade

De onde vem a expressão “novinho em folha”? (70)

De acordo com Flávio Vespasiano Di Giorgi, professor de Lingüística da PUC, a expressão “novinho em folha” surgiu em alusão a livros recém-impressos, que estariam com as folhas limpinhas, sem dobras, riscos ou diferenças na coloração. Eram livros, portanto, “novinhos em folha.

Guaraciara Matos - guaraciara.tutora@...

Datas

17 de maio (segunda-feira) - Os Presidentes Geisel e Stroessner assinam a construção da Cia. Hidroelétrica de Itaipú (1974); Dia da Constituição da Noruega; Dia Internacional das Telecomunicações; Dia Mundial das Comunicações; Dia da Constituição; Dia do Buddha - World Fellowship of Buddhists; Dia do Vesak - nascimento, Iluminação e Passagem de Buddha; São Pacoal Bailão

18 de maio (terça-feira) - Nascimento do Presidente Eurico Gaspar Dutra. Cuiabá/MT (1889); Nascimento de Carol Woytila, o Papa João Paulo II. Cracóvia/Polônia (1920); Morre Alfredo de Freitas Dias Gomes - escritor, dramaturgo e teatrólogo. São Paulo/SP (1999); Dia Internacional dos Museus; Dia da Comunicação Social; Dia da boa vontade; Dia das Girafas; Dia das raças indígenas da América; Dia do Vidreiro; Dia de luta contra os manicômios; São João
19 de maio (quarta-feira) -
Dia em que foi considerado ilegal o tráfego de escravos (1830); São Leonardo Murialdo

20 de maio (quinta-feira) - Morre Cristovão Colombo, navegador. Valladolid/Espanha (1506); Dia da Congregação de Mariana - instituição fundada em Roma pelo jesuíta belga Jean Leunis (1563); Morre Ana Nery, precursora da enfermagem no Brasil. Rio de Janeiro/RJ (1880); Visita de D. Pedro II e sua comitiva à cidade de Antonina, no Paraná (1880); Morte do poeta Luiz Guimarães Júnior (1893); Dia da Pátria em Camarões; Aniversário do início da Construção de Palmas/TO; Dia do Comissário de Menores; São Bernardino de Sena

21 de maio (sexta-feira) - Nascimento de Dante Alighieri. Florença/Itália (1265); D. Pedro II e sua comitiva chegam a Curitiba, no Paraná (1880); Yom Yerushalayim - comemoração da reunificação de Jerusalém durante a Guerra dos Seis Dias (1967); Dia Mundial do Desenvolvimento Cultural (UNESCO); Dia da Língua Nacional

http://www.microeducacao.com.br/DatasComemorativas/DatasComemorativasMaio.htm

Texto Maior

O QUE UMA ESCRITORA HOLANDESA FALOU DO BRASIL

Os brasileiros acham que o mundo todo presta, menos o Brasil, realmente parece que é um vício falar mal do Brasil. Todo lugar tem seus pontos positivos e negativos, mas no exterior eles maximizam os positivos, enquanto no Brasil se maximizam os negativos. Aqui na Holanda, os resultados das eleições demoram horrores porque não há nada automatizado.

Só existe uma companhia telefônica e pasmem!: Se você ligar reclamando do serviço, corre o risco de ter seu telefone temporariamente desconectado.

Nos Estados Unidos e na Europa, ninguém tem o hábito de enrolar o sanduíche em um guardanapo - ou de lavar as mãos antes de comer. Nas padarias, feiras e açougues europeus, os atendentes recebem o dinheiro e com mesma mão suja entregam o pão ou a carne.

Em Londres, existe um lugar famosíssimo que vende batatas fritas enroladas em folhas de jornal - e tem fila na porta.

Na Europa, não-fumante é minoria. Se pedir mesa de não-fumante, o garçom ri na sua cara, porque não existe. Fumam até em elevador.

Em Paris , os garçons são conhecidos por seu mau humor e grosseria e qualquer garçom de botequim no Brasil podia ir pra lá dar aulas de ' Como conquistar o Cliente'.

Você sabe como as grandes potências fazem para destruir um povo? Impõem suas crenças e cultura. Se você parar para observar, em todo filme dos EUA a bandeira nacional aparece, e geralmente na hora em que estamos emotivos.

Vocês têm uma língua que, apesar de não se parecer quase nada com a língua portuguesa, é chamada de língua portuguesa, enquanto que as empresas de software a chamam de português brasileiro, porque não conseguem se comunicar com os seus usuários brasileiros através da língua Portuguesa.

Os brasileiros são vitimas de vários crimes contra a pátria, crenças, cultura, língua, etc... Os brasileiros mais esclarecidos sabem que temos muitas razões para resgatar suas raízes culturais.

Os dados são da Antropos Consulting:

1. O Brasil é o país que tem tido maior sucesso no combate à AIDS e de outras doenças sexualmente transmissíveis, e vem sendo exemplo mundial.

2. O Brasil é o único país do hemisfério sul que está participando do Projeto Genoma.

3. Numa pesquisa envolvendo 50 cidades de diversos países, a cidade do Rio de Janeiro foi considerada a mais solidária.

4. Nas eleições de 2000, o sistema do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estava informatizado em todas as regiões do Brasil, com resultados em menos de 24 horas depois do início das apurações. O modelo chamou a atenção de uma das maiores potências mundiais: os Estados Unidos, onde a apuração dos votos teve que ser refeita várias vezes, atrasando o resultado e colocando em xeque a credibilidade do processo.

5.. Mesmo sendo um país em desenvolvimento, os internautas brasileiros representam uma fatia de 40% do mercado na América Latina .

6. No Brasil, há 14 fábricas de veículos instaladas e outras 4 se instalando, enquanto alguns países vizinhos não possuem nenhuma.

7. Das crianças e adolescentes entre 7 a 14 anos, 97,3% estão estudando.

8. O mercado de telefones celulares do Brasil é o segundo do mundo, com 650 mil novas habilitações a cada mês.

Na telefonia fixa, o país ocupa a quinta posição em número de linhas instaladas.

10. Das empresas brasileiras, 6.890 possuem certificado de qualidade ISO- 9000, maior número entre os países em desenvolvimento. No México, são apenas 300 empresas e 265 na Argentina .

11. O Brasil é o segundo maior mercado de jatos e helicópteros executivos.

Por que vocês têm esse vício de só falar mal do Brasil?

1. Por que não se orgulham em dizer que o mercado editorial de livros é maior do que o da Itália, com mais de 50 mil títulos novos a cada ano?

2. Que têm o mais moderno sistema bancário do planeta?

3. Que suas agências de publicidade ganham os melhores e maiores prêmios mundiais?

4. Por que não falam que são o país mais empreendedor do mundo e que mais de 70% dos brasileiros, pobres e ricos, dedicam considerável parte de seu tempo em trabalhos voluntários?

5. Por que não dizem que são hoje a terceira maior democracia do mundo?

6. Que apesar de todas as mazelas, o Congresso está punindo seus próprios membros, o que raramente ocorre em outros países ditos civilizados?

7. Por que não se lembram que o povo brasileiro é um povo hospitaleiro, que se esforça para falar a língua dos turistas, gesticula e não mede esforços para atendê-los bem?

Por que não se orgulham de ser um povo que faz piada da própria desgraça e que enfrenta os desgostos sambando.

É! O Brasil é um país abençoado de fato.

Bendito este povo, que possui a magia de unir todas as raças, de todos os credos.
Bendito este povo, que sabe entender todos os sotaques.
Bendito este povo, que oferece todos os tipos de climas para contentar toda gente.
Bendita seja, querida pátria chamada
Brasil!!

Vagner Dante <vagnerdante@...>

Logo Após

EXTRA

Pensando A Educação A Distância  
Gilda Helena B. de Campos

Lendo a Folha de São Paulo outro dia, deparei-me com uma crônica de Ariano Suassuna. Era sua estréia em jornal como colunista semanal e, não resisto, vou reproduzir algumas de suas palavras onde mostrava seu fascínio e responsabilidade sobre a redação em revista ou jornais.

Dizia esse nosso grande autor: (...) “ Quem sobe a um púlpito, a um palco ou a uma tribuna arvora-se, no mínimo, em meio-profeta e meio-sábio. Eu, tão cheio de dúvidas, devo comunicar aos outros todas as certezas. Eu, servo da Beleza subterrânea, terei que aparecer aqui como se fosse dono da Verdade. (...) Diante do dilema que me vi; e só tinha uma saída para ele: primeiro, confessar que não estou a altura de uma coisa nem de outra; depois mostrar aqui, de acordo com venetas e possibilidades do momento, o que vou fazer é pensar em voz alta e conversar com meus leitores no maior descuido e liberdade possíveis.”

Assim, fazendo minhas as palavras de Suassuna, pretendo conversar com meus leitores mensais a respeito de preocupações me tomam sobre o tema de educação a distância .

Para começar, queria discutir um pouco sobre as pressões que vemos hoje no mundo da educação, da formação de recursos humanos e em treinamento. A velocidade e profundidade das transformações que vêm ocorrendo neste nosso mundo são, muitas vezes, assustadoras. Muda-se a cultura das empresas, muda-se a tecnologia, definem-se novas plataformas tecnológicas e, neste jogo da nova economia, ainda sem definições das regras, começa-se a incentivar as universidades virtuais, programas de educação continuada e ensino para os funcionários das empresas. Como?

Joelmir Betting identificou, em sua coluna diária em jornal de grande circulação da mídia impressa, três fundamentos para este universo atual: velocidade (tempo), conectividade (espaço) e intangibilidade (massa). Ressalta que conectividade lida com a convergência de tecnologias, de mercados, de empresas, parcerias e estatutos, entre outros. A intangibilidade evidencia mudanças mais rápidas, tais como o homem é que possui o conhecimento e que a informação de mercado deslocou-se de quem vende para quem compra. Assim, vamos discutir nesta primeira coluna questões sobre a educação à distancia. O que é isto? Quais seus objetivos e características?

A definição presente no Decreto número 2.494/1998, que regulamenta o Artigo 80 da Lei de Diretrizes e Bases (Lei número 9.394/1996), define EAD como "uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação".

De uma maneira geral, pode-se considerar como sendo comuns a qualquer programa de educação a distância as seguintes características:

1. Separação física entre o professor e o aluno na maior parte do tempo, característica fundamental que distingue a educação a distância do ensino presencial;

2. Processo educativo sistemático, organizado e continuado. Um texto isolado de instrução ou um programa educativo assistemático vinculado por rádio ou televisão não pode ser considerado educação a distância. É necessário que haja um apoio institucional, que exista um tutor capaz de fomentar e facilitar o aprendizado, motivar o aluno e avaliá-lo;

3. Utilização de algum meio técnico de comunicação, utilizado como mediador entre o professor e o aluno. Esse meio pode ser desde um simples texto impresso até a conferência por computador com comunicação em duas vias de áudio e vídeo.

Existem características que são consideradas desejáveis ao ensino a distância mas, não necessariamente, estarão presentes em qualquer programa dessa modalidade de ensino. São características que buscam aumentar a interatividade entre aluno e professor, a saber:

Comunicação bidirecional: a qualidade e a integridade de um bom programa de ensino a distância pressupõe um bom meio de comunicação bidirecional. Sem isso, o programa regride ao modelo de estudo independente, como nos velhos cursos por correspondência, onde o isolamento muitas vezes provoca a evasão dos alunos. A comunicação bidirecional permite uma maior interação entre o aluno e o professor ou instituição, possibilitando um maior apoio no processo de aprendizagem.

Os recursos utilizados na interação professor/aluno ditam as características da comunicação. No caso de uma videoconferência, é necessário uma comunicação bidirecional simultânea no momento da sala de aula. No caso de uma tutoria, onde o papel do tutor é esclarecer dúvidas, orientar e sugerir novas leituras e atividades, além de poder identificar dificuldades e supervisionar a prática de oficina ou de laboratório, a comunicação bidirecional pode utilizar meios mais simples. O telefone, o fax e até mesmo a correspondência podem ser satisfatórios;

Encontros ocasionais entre os alunos e/ou tutores. Ensino a distância não significa que haja uma separação absoluta entre professor e aluno em todas as circunstâncias. Os encontros presenciais possuem propósitos didáticos e de socialização.

Paula Tavares Mello, em sua tese de Mestrado para a COPPE-UFRJ chegou a seguinte definição de educação a distância, que considero muito pertinente: "Entende-se o ensino a distância como um sistema tecnológico de comunicação bidirecional, que pode ser de massa e que substitui a interação pessoal entre professor e aluno, típica de uma aula, como meio primordial de ensino, por uma ação sistemática e conjunta de diversos recursos didáticos e o apoio de uma organização e tutoria, proporcionando um aprendizado independente e flexível aos estudantes".

Vale ressaltar que, quanto mais recursos e facilidades tiver o meio de comunicação entre professor e aluno, mais possibilidades serão abertas para enriquecer o programa de ensino a distância. O meio de comunicação pode permitir muito mais que uma interação limitada a áudio e vídeo. É possível obter uma total conectividade, formando uma rede de conexão entre alunos, professores, tutores e demais participantes do programa. Dessa forma, o ensino a distância ganha características que facilitam motivar e cativar o aluno para o processo de aprendizagem.

Aprender a aprender

Os objetivos mais gerais da educação a distância são os de democratizar o acesso à educação, proporcionar um aprendizado autônomo e associado à experiência, permitir um ensino inovador e de qualidade, fomentar a educação permanente e reduzir os custos. Muitos desses objetivos são naturalmente decorrentes das próprias características do ensino a distância.

Procurando atender a uma população dispersa geograficamente e, em particular, às pessoas que se encontram em regiões desprovidas de estabelecimentos convencionais de ensino, a EAD oferece, muitas vezes, uma oportunidade para os que não puderam iniciar ou concluir seus estudos, tornando-se um elemento primordial para a democratização do acesso a educação.

Os sistemas de ensino a distância buscam passar para o estudante a capacidade de "aprender a aprender", transformando o aluno em sujeito ativo de sua própria formação, descobrindo, interpretando e analisando seus próprios objetivos. Com isso, espera-se potencializar a iniciativa pessoal, despertando nos estudantes os valores necessários para que eles caminhem por si mesmo, responsabilizando-se por um aprendizado permanente, ligado fundamentalmente à experiência e ao contato direto com a vida profissional e social.

Bom, acho que para podermos começar efetivamente nossa conversa já possuímos alguns parâmetros. Fico com vontade de pensar alto sobre as vantagens e inconvenientes da EAD. Fico também querendo, desde já, falar um pouco da minha preocupação com custos e avaliação do processo de aprendizagem. E o que pensar das ferramentas de comunicação? Será que o desenvolvimento dos projetos educacionais podem ser feitos por uma equipe multidisciplinar? Qual a posição dos alunos e treinandos? Estas questões ficam para a próxima. Ate lá!

por Gilda Helena B. de Campos - gilda@...

http://www.rhportal.com.br/artigos/wmview.php?idc_cad=2zvnr77ju&i=57888&rev=62

Sindicato das Empresas Organizadoras de Eventos e Afins no Estado doCeará -

CNPJ 05.818.731/0001-62

- Ministério do Trabalho 46000.013191/2002-41

FILIADO À FECOMÉRCIO-Federação do Comércio do Estado do Ceará –

Conveniado com SINPROCON SP/RJ e UBRAFE

ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA- R. Henriqueta Galeno,1000/903.Bl04 Dionísio Torres

– CEP: 60135-420

Fone/FAX: (85) 3258.3100

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Aproveite este espaço para comentários produtivos.