Olá... Sou Malu Cavalcanti Mestre de Cerimônias e Cerimonialista. Nesse blog você poderá visualizar um pouco dos trabalhos que realizei. Tenho a satisfação em ser Mestre de Cerimônias de importantes eventos.
http://lh5.ggpht.com/_LJ3Q2PffFo4/S3rTJM1q13I/AAAAAAAAAKo/mT_U0PqdnzI/BemVindo.jpg

sexta-feira, 14 de maio de 2010

MBA em Planejamento e Gestão de Eventos

Planejamento_e_gestão_de_eventos

Pós-Graduação Faculdade Integrada do Ceará e Estácio

MBA em Planejamento e Gestão de Eventos

Aproveitem esta oportunidade, pois a COPA 2014 vem aí!!!

INFORMATIVO

MBA EM PLANEJAMENTO E GESTÃO DE EVENTOS

  1. APRESENTAÇÃO

Prezado pós-graduando em MBA em Gestão de Eventos, boas-vindas! Espero que sua estada em nossa instituição seja rica em conhecimentos, experiências e excelentes amizades.

  1. HISTÓRICO

A Pós-Graduação teve início em 2001 e dispõe de um programa permanente de planejamento, controle e avaliação dos cursos que são oferecidos, visando ao aprimoramento dos seus produtos e serviços. Presente nos principais bairros da cidade de Fortaleza e em várias regiões do Estado, a Estácio FIC reúne uma comunidade que já ultrapassa 14.000mil pessoas entre alunos, professores e funcionários. Na Pós-graduação, contamos hoje com cerca de 1.700 mil alunos no Estado do Ceará.

A Missão Institucional da pós-graduação é definida como a de especializar profissionais através de uma educação superior de qualidade, de investir recursos na construção do conhecimento e de buscar permanentemente a excelência, visando atender às demandas sociais por meio da democratização do ensino de pós-graduação e da educação continuada.

  1. DIRETORES E COORDENADORES DA ESTACIO FIC

Diretor Geral

Profa. Ana Flávia Alcântara Rocha Chaves

Fone: 34564165

Diretora Acadêmica

Profa. Candice Graziane

Fone: 34564165

Coordenadora de Pós-Graduação

Profa Mariana Damasceno

Fone: 3270-6712/3270-6759

Secretária da Pós-Graduação

Antonia dos Santos

Fone: 3270-6712/3270-6759

3. ÁREA DE CONHECIMENTO:

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

4. CARGA HORÁRIA

390h/a

5. JUSTIFICATIVA

Atualmente os eventos vêm se caracterizando como um recurso em potencial tendo vista que as organizações os têm adotado como elementos essenciais em suas estratégias de marketing e da promoção de sua imagem, buscando o seu contínuo fortalecimento no mercado. As instituições governamentais têm apoiado e promovido como parte de suas estratégias para o desenvolvimento econômico, crescimento da nação e marketing de destino.

A organização de eventos é uma atividade que se encontra em crescimento constante em todo o mundo, tornando-se uma importante fonte econômica e geradora de benefícios sociais e econômicos. Assim, surge o MBA em Gestão de Eventos que está estruturado para capacitar um profissional empreendedor na gestão competente de eventos, para atuação em organizações privadas e públicas, operacionalizando diversos tipos de eventos: feiras, exposições, congressos, cerimônias cívicas e sociais; e em seus diferentes focos: negócios, acadêmicos, esportivos, culturais, ecológicos, sociais, turísticos, de moda, entre outros.

6. COORDENAÇÃO DO CURSO

Professora MS. Jacqueline Rios Fonteles Albuquerque

jacqueline-rios@bol.com.br

Professora da FIC desde 2004 e atualmente exerce a função de Coordenadora do Núcleo de Atividades Complementares. É responsável em organização de eventos institucionais, culturais e sociais da Estácio FIC desde 2004, tendo realizado e contribuído para o sucesso de centenas de eventos de diversos tipos. É consultora de empresa desde 2002 e ministra cursos e treinamentos em diversas áreas.

Horário de Atendimento: Início das disciplinas – 8h

Final das disciplinas - 16h

7. SISTEMA DE AVALIAÇÃO

Avaliação da aprendizagem: além do registro da obrigatoriedade de 75% da freqüência às aulas, especificar o sistema de avaliação da aprendizagem.

Ou seja: 30h/a – limite 7h

20h/a – limite 5h

10h/a – limite 2h

A aprovação no curso será conferida ao aluno se cumpridos os critérios:

· 75% de freqüência em cada disciplina e Média 7,0 (sete) nas avaliações realizadas por disciplina e no TCC.

· Para efeito de atribuição de grau aos trabalhos realizados pelo aluno, será adotada a escala de zero a dez, admitindo-se apenas a fração de meio ponto.

A obtenção do grau dar-se-á por meio de provas, trabalhos, seminários e/ou processos afins, dependendo das características específicas aos tópicos abordados, cabendo ao professor de cada disciplina estabelecer os procedimentos relativos à avaliação.

O prazo limite máximo para o lançamento de notas e freqüência pelos professores será de 30 dias úteis a contar a partir do encerramento da disciplina.

8. MATERIAL DIDÁTICO

O material didático será disponibilizado por cada professor por ocasião das aulas, obedecendo-se o cronograma estabelecido de cada disciplina.

NOTA: A ementa das disciplinas serão enviada no início de cada disciplina para o devido acompanhamento.

9. TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Como Trabalho de Conclusão do Curso (TCC), de conformidade com as normas regimentais do Núcleo de Pós-Graduação da Estácio FIC, será exigido do aluno um Artigo Científico a partir de temas pré-definidos com o professor - orientador. Vale ressaltar, que o TCC deverá ser elaborado individualmente. Para orientação do artigo serão destinadas 30h/a

O artigo deverá ser apresentado de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, em três vias, ao Núcleo de Pós-graduação para ser encaminhada a banca examinadora que será composta por um professor – e o orientador.

Ao término das aulas ministradas, no prazo máximo de 90 (noventa) dias contados a partir do último dia de aula da última disciplina do curso, o aluno deverá apresentar o TCC elaborado individualmente.

10. ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Para promover um maior enriquecimento no aprendizado de nossos alunos serão efetuadas atividades extracurriculares realizadas pelos os professores, aqui destacadas: visitas técnicas, organização de eventos institucionais e acadêmicos, participação de palestras com profissionais da área.


11. CERTIFICAÇÃO

A IES irá chancelar o Certificado e as condições para sua emissão, nos termos da Resolução n° 01/ 2007.

12. ESPAÇÕS FÍSICOS/SERVIÇOS

Instalações

A Estácio FIC dispõe de espaços físicos adequados e em quantidade suficiente para o pleno desenvolvimento das atividades de ensino da pós-graduação, sejam teóricas e/ou práticas, e para a integração de todos os órgãos que compõe a sua estrutura educacional. As salas de aula, as instalações para os núcleos acadêmicos e para os setores administrativos, as salas para docentes, salas de reuniões, auditório e demais dependências são isoladas de ruídos externos, são climatizadas e dispõem de uso de equipamentos, quando necessário e possuem iluminação condizente às ações de ensino.

Área de Conveniência

A Estácio FIC dispõe de área de convivência com cantinas, reprografia, sorveteria, cafeteria, academia, lojinha com produtos de saúde e esportivos, amplos espaços internos ajardinados.

Estacionamento

Estacionamento com 300 vagas rotativas.

Laboratórios e Equipamentos

Foram feitos investimentos significativos na construção de vários laboratórios que atendem as necessidades do desenvolvimento de aulas práticas como também é reservado horário para estudos e elaboração de trabalhos científicos e pesquisas.

Todos os laboratórios de informática têm acesso livre à Internet.

Responsável: Rafael

Telefones: 3270-6760

Biblioteca

A Biblioteca tem a finalidade de fornecer a comunidade acadêmica, apoio bibliográfico e suporte informacional necessário ao desenvolvimento dos programas de ensino, pesquisa e extensão. Suas instalações estão disponíveis a pesquisadores em geral, mas, somente professores, alunos e funcionários podem usufruir o empréstimo de material bibliográfico impresso.

Obs.: O horário de funcionamento aos Sábados é de 8h às 17h30min e os alunos poderão pegar até 03 livros. O prazo de devolução será de 15 dias corridos.

Responsável: Luiza Helena

Telefones: 3270-6742


SGA – SECRETARIA GERAL DE ALUNOS

O aluno da Estácio pode realizar qualquer operação, que envolva a Secretaria (como solicitar informações e documentos), em casa, no trabalho ou nos laboratórios de informática do próprio campus, acessando a Secretaria Virtual. Tudo isso com muito conforto e sem a burocracia e as filas do passado.

Mais do que apenas informatizar os processos, a intenção desse projeto é inovar, criando um ambiente simpático aos alunos e fazendo da Universidade um espaço onde o estudante se sinta à vontade e, principalmente, mantenha suas práticas acadêmicas rotineiras, sem prejuízo de tempo.

No site, você vai encontrar todos os serviços disponíveis on-line, como solicitações de histórico, declarações, diploma, segunda via de boleto e documentos, matrícula, dentre outros.

Para cadastrar sua senha acesso o site www.fic.br opção serviços on-line/ aluno on-line e siga as instruções.

Para realizar a operação você deverá ter em mãos o numero de sua matrícula

Obs.: O horário de funcionamento aos Sábados é de 8h às 17h30min e os alunos poderão pegar até 03 livros. O prazo de atendimento será determinado conforme a complexidade e informado pela atendente da SGA.

Responsável: Suerda/ Rejane

Telefones: 3270-6739/6738

CAF – O aluno da Estácio pode realizar qualquer operação, que envolva o Financeiro (como negociação de dívidas, cobranças indevidas, boletos errados e etc.)

Obs.: O horário de funcionamento aos Sábados é de 8h às 17h30min e os alunos poderão pegar até 03 livros. O prazo de atendimento será determinado conforme a complexidade e informado pela atendente da SGA.

Responsável: Gidelcio/Maiko

Telefones: 3270-6740

equipecaf@fic.br

CARTEIRA DE ESTUDANTE – DCE

Responsável: Rodrigo

Telefones: 8840-0538/9164-2469

ETUFOR: Alexandrino – 3452-9247

13- MATRIZ CURRICULAR

Disciplina
Crédito/
Professor

 

1 ª

EMPREENDEDORISMO Em EVENTOS

2

Costa Brazil

2 ª

TIPOLOGIA EM EVENTOS

1

 

Indira Guimarães

3ª.

SEGURANÇA DE EVENTOS E PROTEÇÃO DE PERSONALIDADES

2

Edval do Amaral

 

4 ª

 

PRODUÇÃO DE TEXTOS TÉCNICOS COMO FERRAMENTA PARA CONDUÇÃO DOS EVENTOS E PROTOCOLOS

2

 

Maria do Socorro Sanches

 

5ª.

 

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

 

2

 

Luiza Helena

 

6ª.

 

CAPTAÇÃO DE EVENTOS E PATROCINIO

1

 

 

Suemy vasconcelos

CERIMONIAL, PROTOCOLO E ETIQUETA

3

Norma Zélia Andrade

 

 

COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING APLICADA A GESTÃO DE EVENTOS

2

Christian Avesque

 

 

PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS

 

3

 

Tereza Borges

 

10ª

 

PLANEJAMENTO DE ALIMENTOS E BEBIDAS PARA EVENTOS

2

Cristina Penido

 

11ª.

 

GERENCIAMENTO DE CUSTOS ORÇAMENTÁRIOS

2

Alekssandre Belarmino

 

12ª

 

GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE EVENTOS

2

Adriana Ximenes

 

13 ª

 

GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS

 

2

 

Jacinta Granjeiro

 

14 ª

 

GESTÃO DE EVENTOS EM TURISMO E HOTELARIA

3

Cristiane Buhamara

 

15ª.

 

ORGANIZAÇÃO DE FORMATURAS

 

2

 

Jacqueline Rios

 

16 ª

 

ORGANIZAÇÃO CASAMENTOS E 15 ANOS

2

Alódia Guimarães

 

17 ª

 

ORGANIZAÇÃO DE FESTAS INFANTIS

 

1

Indira Guimarães

 

18 ª

 

ORGANIZAÇÃO DE SHOWS E EVENTOS ESPORTIVOS

1

 

Ricardo Santana

Dionísio Leonel

TCC – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – 30 HORAS

CARGA HORÁRIA TOTAL: 360

TCC: 30

TOTAL GERAL: 390 HORAS – DENTRO DA CARGA HORÁRIA EXIGIDA PELO MEC

2 comentários :

  1. Respostas
    1. Foi maravilhoso ter a oportunidade de conhecê-lo no MBA.
      Espero que possamos estarmos juntos em outras oportunidades.
      Grande beijo!

      Excluir

Aproveite este espaço para comentários produtivos.