Olá... Sou Malu Cavalcanti Mestre de Cerimônias e Cerimonialista. Nesse blog você poderá visualizar um pouco dos trabalhos que realizei. Tenho a satisfação em ser Mestre de Cerimônias de importantes eventos.
http://lh5.ggpht.com/_LJ3Q2PffFo4/S3rTJM1q13I/AAAAAAAAAKo/mT_U0PqdnzI/BemVindo.jpg

segunda-feira, 21 de junho de 2010

CLIPAGEM SINDIEVENTOS

clip_image001

EDIÇÃO – 1122

Esta mensagem, publicada pelo Sindicato das Empresas Organizadoras de Eventos e Afins no Estado do Ceará (SINDIEVENTOSCE), não tem qualquer finalidade comercial. Caso o receptor queira descontinuar o seu envio, basta que nos comunique.

Empresas associadas (085 telefone):

ORGANIZADORAS: F Everton Feiras (3469-9276); Instituto Hidroambiental Águas do Brasil (3262-1559); Mandacaru Com. e Prom. -Casa Cor Ceará (3261-3533);Oficina de Eventos (3261-2000); Prática Empresarial (3246-4950); Pratica Eventos (3433.7684); Priscila Eventos e Promoções (3401.5216); Sadhaha Promonegócios (3258.3100); Turim Consultoria e Eventos (3234-7078) ); W 10 Produções e Eventos (3267-2283)

MONTADORAS:Andaimes Infra-estrutura, Produção e Promoções de Eventos (3295-8486); Brilhante Projetos Stands e Comunicação Visual (3474-6000); Stand Show Montagens e Eventos (3444-3350)

LOCADORAS:CSI Locação (3305-7000); Data Vídeo Som Locação de Equipamentos (3261-2025); Loc Service (3459-6000); Z Solucoes Audiovisuais & Promocoes de Eventos(3231-3002); RC Informática (3244-7246)

OUTROS:Costa Brazil Balonismo(3495-2774)

Editado por Laércio Caporalini - MTPS 13963 – Cel.: 85 8888-3266

Envio de material preferencialmente para: raimundaugusto@hotmail.com

Proteja o endereço de E-Mail dos seus amigos como estou protegendo o seu. Ao enviar cópias, não use o campo "Para:"ou "Cc:"(cópia carbono), use sempre o campo "Cco:" (cópia carbono oculta) ou "Bcc" (Blind carbon copy=cópia carbono oculta)

VISITE NOSSO SITE: www.sindieventosce.com.br

DESTAQUES

Carta – FOME DE MARINA

Curiosidade – “o que é do homem o bicho não

come”

Texto Maior – A Velha Rabugenta

EXTRA – Estresse, a doença da moda: Existe saída?

Licitação será o tema principal da reunião do SindieventosCE

No próximo dia 23 de junho (quarta-feira), a partir das 7h30,  será realizada mais uma reunião ordinária do SindieventosCE, com café da manhã, no La Maison Buffet – Salão Central – Av. Engenheiro Luiz Vieira, 555 – Dunas - Fortaleza - CE

Entre os assuntos pautados merece destaque o tema LICITAÇÃO, que será tratado pelo advogado Raul Amaral (R. Amaral Advogados). Após a apresentação será aberto o debate entre os presentes.

Da redação

Produtores e estudantes visitam PecNordeste

clip_image002

Fortaleza. Ao todo, 50 caravanas de produtores de diversos municípios do Estado visitam o PecNordeste nesses três dias de evento. As caravanas são coordenadas pelo sistema Faec- Senar e Sebrae/CE, e tem como finalidade aproximar o produtor das novas tecnologias e a participar da feira de produtos e serviços agropecuários.
Além de produtores de vários municípios, este ano, o Seminário Nordestino de Pecuária, promovido pelo Sistema Faec/Senar/Sebrae-CE, recebe também alunos de escolas técnicas de várias cidades do Ceará. Uma das visitantes é a Escola Técnica de Quixeramobim e também do Programa Projovem Campo do Município de Ibaretama, este coordenado pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Governo do Estado.

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=800941

Natal capta mais dois eventos

O Natal Convention & Visitors Bureau (CVB) confirma mais dois eventos para Natal: o XVII Congresso Brasileiro de Sementes – CBSementes e o 15º Encontro Brasileiro de Tireoide – EBT. Com a confirmação dessas captações, o destino Natal chega a 14 eventos captados em 2010. Esse número representa 78% da captação de todo o ano passado.

O CBSementes acontecerá em Natal, em 2011, com a expectativa de reunir 1.500 participantes, dentre pesquisadores, técnicos e empresários do segmento.   O objetivo do evento é incentivar a  discussão sobre a qualidade na produção de sementes no Brasil.

http://www.revistaeventos.com.br/site/Noticias.php?id=11663

Já o 15º Encontro Brasileiro de Tireoide, que pela primeira vez acontecerá fora do eixo Sul-Sudeste, será realizado em 2012, para um público de cerca de 2.000 endocrinologistas, médicos residentes e demais especialistas interessados na área. O endocrinologista e presidente do 15º EBT, Tadeu Alencar, com o apoio do Natal CVB, fez a defesa da candidatura de Natal na última edição do evento, realizada em Florianópolis no início do mês

http://www.revistaeventos.com.br/site/Noticias.php?id=11663

Qualidade de vida será tema da Casa Cor 2010

clip_image003

A edição 2010 da Casa Cor será realizada no antigo prédio da Coelce da avenida Barão de Studart. A área de mais de 6 mil metros quadrados vai receber a intervenção de mais de 80 profissionais em 63 ambientes

Foi dado o pontapé inicial para a Casa Cor Ceará 2010. O local onde será a edição deste ano foi apresentado ontem aos mais de 80 profissionais de arquitetura, decoração e paisagismo envolvidos na mostra. O prédio onde funcionava a antiga sede da Companhia Energética do Ceará (Coelce), na avenida Barão de Studart, já estava completamente desativado, sendo usado apenas como área para arquivo da empresa, e por isso deve passar por grandes transformações para receber o evento. “Os arquitetos gostam de pegar espaços que precisam de grandes modificações, porque podem mostrar a capacidade de seu trabalho”, explica Maria Neusa de Oliveira, uma das organizadoras da Casa Cor Ceará.

http://opovo.uol.com.br/app/o-povo/economia/2010/06/17/Internaeconomia,2010753/qualidade-de-vida-sera-tema-da-casa-cor-2010.shtml

Congresso

Fortaleza foi escolhida para sediar o XXI Congresso Brasileiro de Citopatologia. Não tenham dúvida Fortaleza é uma das melhores cidades do Brasil para realização de eventos.
A gastronomia, as belezas naturais, as nossas praias, o nosso clima, o nosso sol e sobretudo a qualidade do nosso povo torna Fortaleza o destino ideal para nosso congresso. Além do que o local escolhido para o evento está aparelhado com o que há de melhor para que possamos realizar nosso congresso com todo conforto, com toda tranquilidade e com a melhor tecnologia .

http://www.xxicbc2010.org.br/

Turismo sustentável quer aproveitar megaeventos no Brasil para crescer

A relação entre turismo sustentável e megaeventos esportivos, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, pode trazer resultados positivos para os produtores orgânicos brasileiros, segundo a diretora do Planeta Orgânico, Maria Beatriz Martins Costa. Como exemplo, ela citou o programa Talentos do Brasil Rural, desenvolvido pelos ministérios do Desenvolvimento Agrário e Turismo e “voltado à inserção dos produtos orgânicos e ecológicos no turismo, sobretudo no agroturismo.”
O programa tem abrangência nacional e foco nas cidades que vão sediar a Copa de 2014. Ele prevê a qualificação de cerca de 125 empreendimentos da agricultura familiar, envolvendo trabalhos ligados ao artesanato, à agroindústria e ao turismo, de acordo com o Ministério do Turismo.

http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/brasil/33613-turismo-sustentavel-quer-aproveitar-megaeventos-no-brasil-para-crescer.html

Ouvidoria: sua empresa precisa de uma?

Alberto Centurião

clip_image004

Quando surgem situações não resolvidas pelas instâncias normais de atendimento, seja por falhas ou por falta de autonomia destas, a ouvidoria entra em ação para solucionar essas situações com o objetivo de manter a satisfação dos clientes.

Esta é a principal função de uma ouvidoria, conforme indica o conferencista e consultor em comunicação e relacionamento com clientes, Alberto Centurião.

Em entrevista, o especialista fala sobre os benefícios que uma ouvidoria pode trazer para a empresa e os principais passos para sua instalação.

LEIA MAIS: http://www.sindieventosce.com.br/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=1&Itemid=73

http://www.baguete.com.br/entrevistas/14/06/2010/ouvidoria-sua-empresa-precisa-de-uma-0

Setur de Alagoas promove palestra sobre eventos e turismo

O turismo de Alagoas vem se consolidando com o trabalho de instituições como o Maceió Convention & Visitors Bureau, a Secretaria de Estado do Turismo e a Associação Brasileira das Empresas de Eventos de Alagoas, que juntas promovem a palestra ministrada por Eduardo Sanovicz, no Centro de Convenções de Maceió.

Tendo como tema o “Turismo como Atividade Econômica, Cenários, Programas de Trabalho e Oportunidades de Negócios”. Além da palestra, Sanovicz irá se reunir com as entidades representativas do turismo alagoano, a fim de conhecer melhor as necessidades e cenário do segmento no destino Alagoas

http://www.revistaeventos.com.br/site/Noticias.php?id=11684

Bares, restaurantes e hotéis de Rondônia terão carga tributária reduzida de 17% para 3%

clip_image005

Reunião na Secretaria Estadual de Finanças definiu a redução do ICMS para bares, restaurantes e hotéis

Com a finalidade de trazer os estabelecimentos que atuam no setor de alimentação em Rondônia para a formalidade, o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Finanças (SEFIN) vai conceder a redução sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para empresas do ramo de bares, restaurantes e hotéis.

De acordo com o coordenador da Receita Estadual (CRE/SEFIN), Ciro Muneo Funada após um estudo realizado foi identificado que uma grande parte de produtos utilizados na preparação de refeições, já teve imposto pago, por meio da substituição tributária, como a carne e o óleo. Mas apesar da isenção de verduras e legumes, na composição geral, os contribuintes não estavam sendo beneficiados com o crédito e pagando o ICMS integral.

http://www.abrasel.com.br/index.php/atualidade/item/5996/

Beach Park contribui com a preservação do meio ambiente

Para proteger o meio ambiente e reduzir o desperdício, o complexo turístico Beach Park desenvolve um projeto de reciclagem que recolhe cerca de 50 toneladas de lixo por mês. Entre os resíduos coletados estão papéis, vidros, plásticos, metais e material orgânico, que são depositados nos diversos equipamentos de coleta seletiva do parque aquático, da praia e dos resorts Beach Park Acqua Resort e Beach Park Suítes Resort.
Todo o material recolhido nas lixeiras recicláveis é devidamente separado em um ponto de intermediação do Beach Park para que permaneçam limpos e com maior potencial de reaproveitamento. Após a separação, o material é levado para o Centro de Triagem Raimundo Nonato, instalado no próprio complexo turístico, onde é feita a separação minuciosa dos resíduos, a pesagem e a venda para empresas de reciclagem. Desde o início do projeto, em 2007, já foram arrecadados mais de 1,2 mil toneladas.

http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/eventos/33586-beach-park-contribui-com-a-preservacao-do-meio-ambiente.html

Esperança em outros campos
Relatório da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico tem perspectiva auspiciosa: na próxima década, o Brasil terá a maior produção agrícola do mundo. O estudo aponta que deste ano a 2019 os resultados dos campos brasileiros - que não são os de futebol, ressalte-se - terão acréscimo de 40%. Diante das demais nações integrantes do chamado Bric - a Rússia, a Índia e a China - é um aumento e tanto. Prevê-se para esses índice de 20%. Ou seja, "nunca antes na história desse País". Nem daqueles países.

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=801064

Copa gera 400 mil vagas de trabalho temporário no Brasil, estima Abrasel

clip_image006

Os investimentos e criação de novos postos de trabalho em função da Copa do Mundo não ficaram restritos à África do Sul. O mundial está movimentando também diversos setores da economia brasileira.

O presidente executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Paulo Solmucci Júnior, acredita que a demanda gerada pelos jogos da Copa nesse segmento irá gerar, em todo o país, 400 mil vagas de trabalho temporário, principalmente nos bares.

http://www.abrasel.com.br/index.php/atualidade/item/5995/

Cenários
Dentre os muitos e belos transatlânticos que virão ao País na temporada 2010/2011 para realização de cruzeiros turísticos, apenas um atracará no Porto do Mucuripe para o embarque de passageiros no Ceará. Motivo: a carência de infraestrutura do terminal.

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=799804

Companhias aéreas poderão ser forçadas a banir os amendoins.

As companhias aéreas poderão ser forçadas, em curto prazo, a banir os amendoins de seus voos por causa dos passageiros que podem ter severa alergia ao produto. O banimento poderá ser determinado por agência reguladora federal dos EUA, em todas as companhias aéreas domésticas e estrangeiras que operam naquele país - o assunto já está sendo submetido a consulta pública e poderá ser adotado em 180 dias (veja Hot News de 07.06.10). Os proponentes do banimento dizem que o 1,8 milhão de norte-americanos que têm alergia ao amendoim, se sentirão mais seguros e confortáveis sem o medo de poder sofrer uma séria reação alérgica durante o voo - o que em alguns casos raros pode causar choque anafilático e até a morte. Ambientes fechados e ar reciclado podem ser uma combinação letal para pessoas que sofrem de alergia.

http://www.businesstravel.com.br/hotnews_desc.php?cod=15543

5º Festival da Cana-de-açúcar em Pindoretama

clip_image007

Fortaleza. Cana plantada, cana cortada, cana moída. Dos caldeirões fumegantes dos engenhos, vapores doces e cálidos se elevam no ar, preenchendo os sentidos com os sabores do sertão. A habilidade dos homens de engenho, que mexem e trabalham a mistura doce e de cor caramelada, faz com que ela ganhe consistência e firmeza, até ser despejada nas fôrmas, onde endurece. A rapadura, uma das comidas mais tradicionais do Nordeste, é o carro-chefe da quinta edição do Pindorecana, festival da cana-de-açúcar, que acontece de 25 a 27 de junho em Pindoretama, a 41km de Fortaleza. O evento busca valorizar a produção dos diversos derivados de cana-de-açúcar, um dos principais produtos da economia local.

MAIS INFORMAÇÕES
Prefeitura Municipal de Pindoretama
Travessa Juvenal Gondim, 221
(85) 3375.1021

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=800962

Conotel 2010 acontece de 17 a 19 de agosto e as inscrições estão abertas.

O Conotel 2010 - 52º Congresso Nacional de Hotéis, promovido pela ABIH Nacional - Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, será realizado entre os dias 17 e 19 de agosto, no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro. Entre os temas a serem discutidos estão o impacto da Copa de 2014 na hotelaria, desafios para a construção de novos hotéis, hotelaria no Brasil e no exterior, e grandes projetos e suas oportunidades de investimentos. Para mais informações, a programação completa e inscrições, acesse www.conotel.com.br

http://www.businesstravel.com.br/hotnews_desc.php?cod=15538

Hamburg Süd, Aliança e Maersk Line ampliam serviço entre Ásia, África do Sul e Costa Leste da América do Sul

Em razão do pico sazonal verificado atualmente no trade e que deve se estender até novembro, a Hamburg Süd, a Aliança Navegação e Logística e a Maersk Line decidiram introduzir um segundo anel no serviço entre Ásia, África do Sul e Costa Leste da América do Sul, que será operado com dez navios, sendo cinco de cada empresa, com capacidade de 2.100 TEUs. Com isso, o trade passa a contar com 22 navios porta-contêineres em operação, com capacidades de 3.200 TEUs e 4.900 TEUs.

A partir da primeira semana de julho, o serviço terá a seguinte configuração:

Anel 1: Nagoya - Yokohama - Pusan - Shanghai - Hong Kong - Tanjung Pelepas - Singapore - Sepetiba - Santos - Buenos Aires - Rio Grande - Navegantes - Paranaguá - Santos - Singapore - Hong Kong - Nagoya.

Anel 2: Shanghai - Ningbo - Dachan Bay - Hong Kong - Singapore - Tanjung Pelepas - Durban - Santos - Itajaí - Port Elizabeth - Durban - Shanghai.

A ampliação do serviço prevê uma cobertura mais completa do trade, com transit times eficientes entre os mercados. Ao final de novembro, as empresas pretendem retornar para a configuração com anel único.

D freire Flavia <flavia@dfreire.com.br>

Theatro José de Alencar festeja centenário de cultura e

Preocupada com o meio ambiente, Brasilmaxi investe no tratamento e reuso da água

clip_image008

A Brasilmaxi, empresa com atuação no setor de transportes e soluções logísticas de armazenagem e distribuição, preocupada com a questão da água e com a possível escassez no futuro, decidiu investir em uma estação de tratamento e reuso de água e selar o compromisso com o meio ambiente.

A estação de tratamento começará a funcionar a partir de junho e ficará dentro da matriz da empresa, localizada em São Paulo. Segundo Paulo Tigevisk, gerente de Marketing e Vendas da Brasilmaxi, a intenção é se adequar à legislação ambiental, reduzir consideravelmente o consumo de água, além de dar um passo importante na obtenção da certificação ISO 14000.

“É uma mudança não só econômica, mas ambientalmente correta, já que mensalmente são lavados, em média, 195 caminhões. Passaremos a utilizar a água com ainda mais prudência, evitando o desperdício”, afirma o executivo.

Para auxiliar no processo, a Brasilmaxi contratou a empresa WFabrill, que oferece serviço de estação de tratamento e reuso da água, além do fornecimento de produtos biodegradáveis que serão usados no processo de lavagem dos caminhões sem prejudicar o meio ambiente.

Com a nova operação, a estimativa é que haja uma redução de 80% no consumo. A mesma água em tratamento pode ser utilizada até 8 vezes nos processos de lavagem, o que assegura a economia de um produto vital para todos nós e o comprometimento da empresa com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável”, finaliza Tigevisk.

D freire Flavia <flavia@dfreire.com.br>

WALDYR DIOGO ASSUME SINDIHOTEIS
Waldyr Diogo Neto, diretor do Hotel Diogo, é o novo presidente do Sindicato Intermunicipal de Hotéis e Meios de Hospedagem no Estado do Ceará (SINDIHOTEIS), entidade filiada à Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sistema CNC). A finalidade do SINDIHOTEIS é oferecer as empresas associadas serviço de assessoramento sócio-econômico-administrativo empresarial.

http://opovo.uol.com.br/app/colunas/embarque/2010/06/13/int_embarque,2009744/paulo-gaudenzi-sera-consultor-da-setfor.shtml

Semana vai alertar sobre uso indevido de drogas

O Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas do Ceará, integrado por 23 instituições públicas e privadas, promove a Semana Estadual sobre Drogas, no período de 19 a 26 de junho. O CEPOD quer sensibilizar a sociedade cearense e estimular as instituições a participar das atividades de prevenção ao uso indevido de drogas, lícitas ou ilícitas.  A abertura, no dia 19, acontece às 9h, no auditório da Secretaria da Segurança e Defesa Social/SSPDS, na Avenida Bezerra de Menezes, 581 – São Gerardo, em Fortaleza.
O Presidente do CEPOD, Herman Normando Almeida, informa que “as manifestações serão apresentadas em consonância com a Semana Nacional sobre Drogas, realizada pela Secretaria Nacional sobre Drogas, em Brasília/DF, quando se comemora o dia de sua criação (19/06) e o Dia Internacional de Combate às Drogas (26/6)”.
Para enfocar a prevenção ao uso de drogas, os organizadores da Semana prepararam atividades educativas, esportivas, culturais, de lazer e informativas. Na solenidade de abertura, será entregue o Diploma do Mérito pela Valorização da Vida, patrocinado pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, ao Presidente do Sindicato dos Médicos, José Maria Pontes, ao Presidente do Sistema Fecomércio/SESC/SENAC/IPDC, Luiz Gastão Bittencourt da Silva, e a entidades que atuam como comunidades terapêuticas: Comunidade Católica Shalon e Sociedade de Fé Esperança e Caridade.

http://www.boanoticia.org.br/noticias_detalhes.asp?Cod=1867

Professora, aos 91 anos, ensina a bordar e envelhecer com maestria

clip_image009

Dona Ana Brasil Barreto Cavalcante, 91 anos, 13 filhos, mais de 40 netos e 20 bisnetos, duas  vezes por semana sai de casa no bairro de Fátima em Fortaleza, acompanhada de uma das filhas, para trabalhar. Sim, dona de casa desde sempre, este mês ela aceitou o convite do Instituto Nordeste Cidadania, e se tornou professora. No Lar Torres de Melo, tradicional instituição localizada no bairro Jacarecanga, ela ministra, até o próximo dia 21, um curso de bordado e crochê para idosas ali abrigadas.
O exemplo de vitalidade, lucidez e criatividade de Dona Ana tem sido um estímulo para as internas. “O curso está ótimo, além do bordado a gente aprende tanta coisa. Ela é um amor de gente. Queria chegar nessa idade daquele jeito”, elogia Helena Barbosa de Araújo, 71 anos, uma das alunas de Dona Ana. “Era para eu ter conhecido ela quando era novinha. Perdi muito tempo”, comenta Francisca Pacheco, de 73 anos, que considera o curso muito bom.
O trabalho é uma das vertentes do Projeto Arte-Identidade Gerando Renda com Cidadania, do INEC, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), criado por funcionários do Banco do Nordeste. “O objetivo do projeto é, por meio da arte, despertar o potencial criativo, fortalecendo a identidade pessoal e coletiva”, diz a Presidente do INEC, Cássia Regina Andrade.

http://www.boanoticia.org.br/noticias_detalhes.asp?Cod=1873

Paulo Gaudenzi será consultor da Setfor

O consultor em planejamento turístico Paulo Gaudenzi deverá assinar, por todo este mês, um contrato de serviços com a Secretaria do Turismo de Fortaleza (Setfor). A informação foi anunciada pela secretária Patrícia Aguiar aos hoteleiros da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Ceará (ABIH-CE). A titular da Setfor foi palestrante da última reunião-almoço da entidade, ocorrida quinta-feira, 10, no Oásis Atlântico Imperial.
A notícia da contratação de Paulo Gaudenzi foi muito bem aceita pelos empresários, em função do trabalho que executou a frente da Baitursa e Secretário de Cultura e Turismo da Bahia, onde esteve no governo baiano por mais de 16 anos, sendo considerado um dos profissionais do setor mais conceituados do Nordeste. No ano passado, a convite da prefeita de Natal, Micarla de Sousa, Paulo Gaudenzi montou um projeto turístico de longo prazo para a Capital do Rio Grande do Norte.

http://opovo.uol.com.br/app/colunas/embarque/2010/06/13/int_embarque,2009744/paulo-gaudenzi-sera-consultor-da-setfor.shtml

2º BENJUNINO

O Shopping Benfica, em razão do sucesso alcançado no 1.º BENJUNINO - Festival de Músicas Juninas realizado em 2009, que revelou novos talentos, animou nossos clientes que prestigiaram todas as eliminatórias e a grande final, além de ter movimentado o nosso período junino, tem a satisfação de realizar neste ano de 2010 a 2.ª Edição deste Festival, o 2º BENJUNINO.

O Concurso será coordenado, novamente, por Eduardo Praciano, que é um grande incentivador e revelador de novos talentos, e terá a grande final no dia 24 de junho, sempre com início às 19h.

O objetivo do concurso continua sendo o resgate a tradicional festa da cultura nordestina, homenagear o autêntico baião – forró pé-de-serra,  criado pelo saudoso rei Luiz Gonzaga, que é motivo de inspiração para diversos compositores, além de valorizar o trabalho dos intérpretes e compositores e torná-los mais conhecidos do grande público.

O Júri é formado por intelectuais, produtores culturais, pessoas engajadas na organização de festivais juninos em toda cidade, humoristas, músicos, jornalistas e formadores de opinião, dentre outros e terá a missão de escolher as três melhores músicas juninas, e os destaques do festival (melhor compositor, melhor interprete e melhor figurino).

Shopping Benfica <shoppingbenfica@shoppingbenfica.com.br>

Copa do Mundo Y-park Via Sul Shopping

O Y-Park – complexo turístico do Grupo Ypióca – e o Via Sul Shopping firmaram parceria para a Copa do Mundo de Futebol 2010: cupons fiscais de compras realizadas no empreendimento, no valor de R$ 250, podem ser trocados por squeezes ou copos exclusivos. As compras devem ser realizadas entre os dias 14 de junho e 13 de julho. Além da promoção especial, os clientes Via Sul Shopping ainda terão 20% de desconto para compra de ingressos do complexo.

O Y-Park se localiza aos pés da Serra de Maranguape, apenas a 30 km de Fortaleza – e oferece inúmeras atrações, como o Museu da Cachaça; o Campo de Aventura (para prática de esportes e contato com a natureza); mini-fazenda e restaurante com o melhor da comida cearense.

Full Time Comunicacao <fulltime2@terra.com.br>

Consumo em alta já provoca escassez de produtos

O superaquecimento do consumo, sinalizado pelo crescimento recorde do Produto Interno Bruto (PIB )no primeiro trimestre, já provoca escassez de produtos. Fabricantes de reboques e semirreboques para transporte rodoviário de carga estão com os pátios cheios de carretas prontas que não podem ser entregues por falta de pneus. Na Zona Franca de Manaus, as indústrias de televisores e de celulares não conseguem cumprir os prazos de entrega ao varejo por falta de componentes importados. As mercadorias ficam paradas por cerca de nove dias à espera de liberação nos terminais de cargas do aeroporto da cidade, cuja infraestrutura é insuficiente para administrar o aumento no fluxo de cargas, que triplicou nos últimos meses.

Além da quantidade limitada de modelos de TVs, o brasileiro ainda correu o risco ver o copo vazio durante a Copa do Mundo. O forte aumento do consumo de cervejas e refrigerantes este ano, muito acima do esperado, provocou falta de latas de alumínio e rótulos de cerveja no País, obrigando os fabricantes a importar esses insumos para atender à demanda doméstica.

O surpreendente crescimento de consumo decorreu, em boa parte, do aumento do poder aquisitivo e da oferta de crédito fácil no País. O ritmo foi tão acelerado que o Banco Central retomou a política de alta da taxa de juros para evitar descompassos entre oferta e demanda capazes de pressionar a inflação.Um típico exemplo desse descompasso ocorreu no segmento de pneus de carga (para caminhões e ônibus). Depois de terem desativado parte das linhas de produção desse tipo de pneu no período mais crítico da crise financeira mundial, agora os fabricantes instalados no País não conseguem acompanhar o ritmo acelerado da demanda, que cresceu com o aquecimento da economia brasileira.

Cláudia Brilhante - Assessora Institucional FecomercioCE- claudiabrilhante@fecomercio-ce.org.br

clip_image010

PREVISÃO DA TEMPORADA DE CRUZEIROS MARÍTIMOS
O presidente da Abremar, Ricardo Amaral, apresentou um balanço da temporada 2009-2010 e comentou as perspectivas para o segmento de cruzeiros para a próximo temporada. O primeiro navio chega à costa brasileira, no dia 3 de outubro, e a previsão é receber 21 embarcações com 414 roteiros e transportar mais de 884 mil passageiros. O dirigente ressaltou também o crescimento do Brasil no cenário internacional do segmento marítimo e a oferta da Royal Caribbean para a temporada 2010-2011. O destaque é a vinda do navio Mariner of The Seas e que vem pela primeira vez ao Brasil. "Já iniciamos as vendas dos cruzeiros", completou Ricardo Amaral, também diretor geral da Royal Caribbean no Brasil.

http://opovo.uol.com.br/app/colunas/turismo-s/a/2010/06/13/int_turismosa,2009747/acao-contra-a-infraero.shtml

Juros no cheque especial sobem

As taxas médias do empréstimo pessoal e do cheque especial voltaram a subir neste mês, registrando a segunda alta consecutiva dos juros nessas duas modalidades, segundo pesquisa do Procon-SP divulgada ontem. Dos dez bancos pesquisados no último dia 2 deste mês, quatro alteraram os juros no empréstimo pessoal e seis no cheque especial. No empréstimo pessoal, a taxa média foi de 5,28% ao mês, ante 5,21% em maio. No cheque especial, passou de 8,83% para 8,90%. De acordo com o Procon-SP, o mercado reagiu à perspectiva de aperto monetário para controlar a inflação já anunciada na reunião do Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central), no fim de abril, quando a Selic foi elevada de 8,75% para 9,50% ao ano. Na semana passada, a taxa subiu novamente, atingindo 10,25%.
Com a elevação da taxa básica da economia, o custo do financiamento fica mais alto, inibindo o consumo.

Cláudia Brilhante - Assessora Institucional FecomercioCE- claudiabrilhante@fecomercio-ce.org.br

Vendas no varejo sobem 18% no Ceará em abril

Mantendo-se em um bom ritmo de crescimento no Ceará, o varejo ampliado - que inclui construção civil, veículos, motos e peças - avançou 18,7% em abril ante igual período de 2009, de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada, ontem, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O bom resultado alavancado pelo varejo cearense coloca o Estado como detentor do segundo melhor desempenho do Nordeste, sendo superado apenas pelo Maranhão, cuja ascensão ficou em 31,1%. No ranking nacional, o Estado figura na sexta colocação.
No acumulado do ano, a taxa fechou em 21,9%. E, levando-se em conta os últimos 12 meses, as vendas do Estado anotaram crescimento de 15%. Já o comércio varejista cearense apresentou avanço levemente inferior aos números do ampliado, subindo 17,2% em abril. Em março, o faturamento do comércio havia registrado aumento de 33,1%. "No acumulado do ano, dois efeitos se combinam. Um é a base de comparação que é baixa, uma vez que no primeiro quadrimestre do ano passado estávamos no auge da crise e o nosso consumidor, por precaução, freou seu consumo. Outro fator é o fim do período de IPI reduzido, mas que isso traz um peso maior no resultado acumulado do ano. Olhando apenas abril ante igual mês de 2009, houve claramente um incremento na venda de televisores por conta da proximidade com a Copa, o que também colaborou com o resultado de expansão nas vendas do Comércio", comentou o superintendente da Federação do Comércio do Estado do Ceará (Fecomércio), Alex Araújo.

Cláudia Brilhante - Assessora Institucional FecomercioCE- claudiabrilhante@fecomercio-ce.org.br

CBA e Sebrae lançam campanha de incentivo ao consumo de mel

A CBA (Confederação Brasileira de Apicultura) e o Sebrae-CE, em parceria com a Fundação Banco do Brasil, lançam hoje no Pecnordeste (Seminário Nordestino de Pecuária), uma campanha nacional de incentivo ao consumo do mel. A ação, intitulada Meu dia pede Mel, busca posicionar o produto como alimento saudável junto à sociedade e o aumento do consumo.

http://www.oestadoce.com.br/?acao=noticias&subacao=ler_noticia&cadernoID=8&noticiaID=29264

Theatro José de Alencar festeja centenário de cultura e arte

clip_image011

No dia 17 de junho de 1910, surgia na cidade de Fortaleza o Theatro José de Alencar.  Localizado na Praça José de Alencar, s/n, centro, a mais importante casa de espetáculos do Ceará comemora o seu centenário com muita cultura, arte e lazer. Durante todo o mês de junho, 117 artistas irão se apresentar na parte interna e entorno do TJA.
A rigor, desde junho de 2009, o Ano 100 do TJA começou a ser comemorado. O I Zona de Transição - Encontro Internacional de Artes Cênicas do TJA, reunindo solistas e grupos de teatro, dança e circo do Brasil, Chile, Espanha, França e Itália, foi o evento que marcou o início das comemorações.  
“O mote do centenário é o TJA conectado com o mundo a partir da produção artística do Ceará”, explica a diretora do Theatro, Izabel Gurgel. Assim, sexta-feira (18), começa o II Zona de Transição - Encontro Internacional de Artes Cênicas do TJA (Brasil, México, França, Paraguai, Peru). Ela acrescenta que em julho,  acontece “intercâmbio Brasil-Chile, atividade de formação e espetáculo da França. E até dezembro, solistas e grupos de Bogotá, Bruxelas, Buenos Aires, entre outras cenas do circuito internacional. Sempre em ações de troca, intercâmbio e formação com solistas e grupos do Ceará.”

http://www.boanoticia.org.br/noticias_detalhes.asp?Cod=1865

Empresários podem participar de missões empresariais à África

O Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) está recebendo inscrições para duas missões que levarão empresários a feiras comerciais na África. As missões visitarão, separadamente, a Feira Internacional de Luanda (Filda), em Angola, e a Feira de Indústria e Comércio de Moçambique (Facim), abrindo a possibilidade de novos mercados para empresas brasileiras.

Informações – Mais detalhes sobre a programação das missões empresariais, inscrições e os valores dos pacotes de viagem podem ser obtidas pelo site www.cinpr.org.br, pelo e-mail adriana.baccarin@fiepr.org.br ou pelo telefone (41) 3271-9102.

http://www.exportnews.com.br/noticia.php?noticia=1654&titulo=Empresários podem participar de missões empresariais à África

IX Feira da Música de Fortaleza recebe inscrições para Encontro Internacional da Música

Nesta etapa, valem inscrições com propostas de oficinas, workshops, aulas-espetáculo, lançamentos (CDs, DVDs, livros e demais publicações). Até 21 de junho, os proponentes podem se inscrever online através do site da Feira. Basta preencher a ficha detalhando a proposta e enviar por email. Saiba como.

A IX Feira da Música de Fortaleza (CE) abre inscrições para compor a programação do Encontro Internacional da Música. O encontro é a divisão da Feira que reúne oficinas, workshops, aulas-espetáculo, lançamentos (incluindo CDs, DVDs, livros e demais publicações). Até o dia 21 de Junho, as propostas devem ser encaminhadas online, seguindo o passo a passo:

- Preencher a ficha de inscrição - disponível para baixar no site oficial da Feira (www.feiradamusica.com.br) – e salvá-la. Lembrando que as propostas de oficinas devem transitar entre os seguintes eixos temáticos: Formação/ Mercado/ Comunicação e Tecnologia/ Organização do Setor;

Felipe Gurgel <fgurgel@gmail.com>

Projeto põe amor em ação para beneficiar famílias no Eusébio

clip_image012

O Centro Sri Sathya Sai de Fortaleza e o Grupo Sri Sathya Sai  Rodolfo Teófilo, unidades locais da Organização Sri Sathya Sai do Brasil,  promovem no sábado, 19 de junho, das 9h às 17h, o V Acampamento Médico e Atendimento à Comunidade – Amor em Ação. As atividades acontecem na Escola Professor Clodomir Teófilo Girão (Rua Zildênia, s/n – Eusébio), beneficiando 500 pessoas entre estudantes e seus familiares, moradores da Comunidade de Guaribas,  a 30 quilômetros de Fortaleza.
As ações se inserem no projeto “Servindo a nossas Escolas Sai”, e incluem serviços de  assistência à  saúde (consultas médicas e odontológicas, exames e distribuição de medicamentos); atendimento psicológico; atividades complementares de saúde; corte de cabelo e higienização do couro cabeludo; palestra para jovens e adultos, oficina de reciclagem e atividades de recreação para as crianças.

http://www.boanoticia.org.br/noticias_detalhes.asp?Cod=1861

Governo inaugura Casa Brasil para promover país durante a Copa do Mundo

Foi aberta em Joanesburgo, na África do Sul, a primeira iniciativa do governo federal para a promoção da Copa do Mundo de 2014: a Casa Brasil. O local é um espaço de exposições voltado à atração de turistas e investidores estrangeiros para o país.
Em uma área de mais de 3 mil metros quadrados (m²), localizada em uma das áreas mais nobres de Joanesburgo, todas as 12 cidades-sede do Mundial do Brasil estão representadas. Estandes, instalações artísticas e uma exposição sobre futebol que custaram R$ 10 milhões têm como objetivo consolidar o país como um dos principais destinos turísticos do mundo durante os próximos anos.
“Aqui é o pontapé inicial para 2014 e a chance de o Brasil se tornar um grande destino turístico”, afirmou o ministro do Turismo, Luiz Barretto, uma das autoridades brasileiras presentes no evento.

http://www.exportnews.com.br/noticia.php?noticia=1653&titulo=Governo inaugura Casa Brasil para promover país durante a Copa do Mundo

Copom: risco de inflação decorre da possibilidade de expansão da procura por bens e serviços

Brasília - A demanda doméstica por bens e serviços se apresenta “robusta”. Nesse cenário, os riscos para a trajetória de inflação estão essencialmente no mercado interno, derivados da possibilidade de maior expansão da demanda doméstica, com o esgotamento da margem de capacidade produtiva.

A avaliação consta da ata de reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central no último dia 9, e serviu de base para que o colegiado elevasse a taxa básica de juros, a Selic, de 9,50% ao ano para 10,25% ao ano.

Segundo o documento, o crescimento da procura por bens e serviços deve-se “em grande parte” aos fatores de estímulo, como o aumento da renda e a expansão do crédito.

http://agenciabrasil.ebc.com.br/home;jsessionid=2C39CB643B150F79C9DE254F950EBBFE?p_p_id=56&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-4&p_p_col_pos=2&p_p_col_count=3&_56_groupId=19523&_56_articleId=978646

Copa do Mundo, animação e samba na programação do Shopping Aldeota

As cores verde e amarela estão por todos os cantos da cidade: restaurantes, ruas, bares, lojas, residências. O amor pelo futebol e pela Seleção Brasileira está estampado nos acessórios, nas roupas e no carro. Entrando no clima de muita alegria e descontração, o Shopping Aldeota promove ao longo da participação do Brasil na Copa do Mundo a campanha gratuita “Torcida do Coração”.

Os apaixonados pela Seleção Canarinho podem aproveitar a ida ao Shopping para acompanhar os jogos com todo o aparato. Na praça de alimentação (piso L4), os torcedores poderão assistir aos jogos em um ambiente decorado e equipado com dois telões e agitar ainda mais com apitos e bandeirinhas, distribuídos antes das partidas. O grupo de samba cearense, “Samba Mais” entra em campo com um repertório do melhor do samba de mesa e se apresenta 30 minutos antes dos jogos, nos intervalos e uma hora depois.

COM AD2M Larissa <larissaviegas@ad2m.com.br>

clip_image013

Canadenses em intercâmbio no Ceará
Secretário adjunto do turismo, Osterne Feitosa, falou sobre desenvolvimento
a partir do turismo
Formandos em administração da Universidade de Montreal, no Canadá,
assistiram na manhã de sexta, 11, palestra sobre economia do turismo
ministrada pelo secretário adjunto do Turismo, Osterne Feitosa, no
auditório da Secretaria do Turismo - Setur.
Osterne apresentou atrativos e dados sobre o turismo cearense e sua
importância ügcomo vetor do desenvolvimento social e econômico do Estado,
para o qual a atividade turística é um dos pilaresüh, além de ter abordado
políticas públicas, promoção internacional e estratégias de crescimento.
Participaram, ao todo, 21 alunos de administração da HEC Montréal, escola
de negócios responsável pelo intercâmbio. Como componente do trabalho de
conclusão de curso, os estudantes vão elaborar projetos de gestão de
negócios responsáveis em países em desenvolvimento, conforme a responsável
pelo Departamento de Negócios Internacionais da HEC, Marlei Pozzebon. Os
alunos chegaram na segunda (07) e já participaram de atividades na Unifor,
além de terem conhecido empresas que trabalham com programas de
sustentabilidade e responsabilidade social, informou.

Setur Fernanda <fernandahelenajoaninha@gmail.com>

Trabalho aprova regulamentação de catador e reciclador de papel

AGÊNCIA CÂMARA - A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou o Projeto de Lei 6822/10, do Senado, que regulamenta a profissão de catador de materiais recicláveis e de reciclador de papel.

O texto define o catador como o profissional autônomo ou associado de cooperativa que cata, seleciona e transporta material reciclável nas vias públicas e nos estabelecimentos públicos ou privados para venda ou uso próprio. Já o reciclador é aquele que recicla papel para venda ou uso próprio. Ele pode atuar de forma autônoma ou integrar-se a cooperativa e trabalhar em casa ou em outro local adequado à atividade.

Segundo o projeto, para atuar como catador ou reciclador, o profissional deverá registrar-se na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de sua cidade. Esse registro será feito por meio da apresentação do documento de identidade, do título de eleitor com os comprovantes de votação e do certificado de reservista militar.

Neto Medeiros <sgmneto@yahoo.com.br>

Programação BNB – Fortaleza-CE

Dia 19, sábado

Artes Visuais – ESCOLA DE CULTURA

10h Encontro com Educadores. 180min.

Cinema – CURTA ANTES

10h30 Contramão. 18min.

Cinema – IMAGEM EM MOVIMENTO

10h48 A Busca por Gollum. 38 min.

História/Patrimônio – HISTÓRIA PASSO A PASSO

13h Caminhada cultural pelo Centro Histórico de Fortaleza. 240min.

História/Patrimônio – PERCURSOS URBANOS

15h Mobilidade Humana, Cidade para as Pessoas. 210min.

História/Patrimônio – CONVERSAS FILOSÓFICAS

16h Identidade Narrativa e Intempestividade do Presente. 240min.

Literatura/Biblioteca – LITERATURA EM REVISTA

18h E o Que é a Poesia? 90min.

Dia 20, domingo

Atividades Infantis – CRIANÇA E ARTE

10h30 Teatro Infantil – Maria Adormecida. 60min.

10h30 Bibliotequinha Virtual. 50min.

11h30 Oficina de Arte – Vivência Criativa com o Trenzinho Caipira de Villa-Lobos. 60min.

12h30 Construindo Histórias – As Estórias das Imagens. 50min.

Informamos que o expediente do Centro Cultural se encerrará às 14h, em virtude do jogo do Brasil na Copa do Mundo de Futebol.

Dia 21, segunda-feira

Artes Integradas - ARTE RETIRANTE

Local: Município de Palhano-CE

8h30 Oficina de Formação Artística – Arte-Identidade: Gerando Renda com Cidadania e Criando Ambientes de Aprendizagem. 480min.

.lucianoms@bnb.gov.br <lucianoms@bnb.gov.br

Frase

“Todas as flores do futuro estão nas sementes de hoje.”
Provérbio chinês

Carta

FOME DE MARINA

Por José Ribamar Bessa Freire*

clip_image014

Há pouco, Caetano Veloso descartou do seu horizonte eleitoral o presidente Lula da Silva, justificando: “Lula é analfabeto”. Por isso, o cantor baiano aderiu à candidatura da senadora Marina da Silva, que tem diploma universitário. Agora, vem a roqueira Rita Lee dizendo que nem assim vota em Marina para presidente, “porque ela tem cara de quem está com fome”.

Os Silva não têm saída: se correr o Caetano pega, se ficar a Rita come.

Tais declarações são espantosas, porque foram feitas não por pistoleiros truculentos, mas por dois artistas refinados, sensíveis e contestadores, cujas músicas nos embalam e nos ajudam a compreender a aventura da existência humana.

Num país dominado durante cinco séculos por bacharéis cevados, roliços e enxudiosos, eles naturalizaram o canudo de papel e a banha como requisitos indispensáveis ao exercício de governar, para o qual os Silva, por serem iletrados e subnutridos, estariam despreparados.

Caetano Veloso e Rita Lee foram levianos, deselegantes e preconceituosos. Ofenderam o povo brasileiro, que abriga, afinal, uma multidão de silvas famélicos e desescolarizados.

De um lado, reforçam a ideia burra e cartorial de que o saber só existe se for sacramentado pela escola e que tal saber é condição sine qua non para o exercício do poder. De outro, pecam querendo nos fazer acreditar que quem está com fome carece de qualidades para o exercício da representação política.

A rainha do rock, debochada, irreverente e crítica, a quem todos admiramos, dessa vez pisou na bola. Feio.“Venenosa! Êh êh êh êh êh!/ Erva venenosa, êh êh êh êh êh!/ É pior do que cobra cascavel/ O seu veneno é cruel…/ Deus do céu!/ Como ela é maldosa!”.

Nenhum dos dois - nem Caetano, nem Rita - têm tutano para entender esse Brasil profundo que os silvas representam.

A senadora Marina da Silva tem mesmo cara de quem está com fome? Ou se trata de um preconceito da roqueira, que só vê desnutrição ali onde nós vemos uma beleza frágil e sofrida de Frida Kahlo, com seu cabelo amarrado em um coque, seus vestidos longos e seu inevitável xale? Talvez Rita Lee tenha razão em ver fome na cara de Marina, mas se trata de uma fome plural, cuja geografia precisa ser delineada. Se for fome, é fome de quê?
O mapa da fome 
A primeira fome de Marina é, efetivamente, fome de comida, fome que roeu sua infância de menina seringueira, quando comeu a macaxeira que o capiroto ralou. Traz em seu rosto as marcas da pobreza, de uma fome crônica que nasceu com ela na colocação de Breu Velho, dentro do Seringal Bagaço, no Acre.

Órfã da mãe ainda menina, acordava de madrugada, andava quilômetros para cortar seringa, fazia roça, remava, carregava água, pescava e até caçava. Três de seus irmãos não aguentaram e acabaram aumentando o alto índice de mortalidade infantil.

Com seus 53 quilos atuais, a segunda fome de Marina é dos alimentos que, mesmo agora, com salário de senadora, não pode usufruir: carne vermelha, frutos do mar, lactose, condimentos e uma longa lista de uma rigorosa dieta prescrita pelos médicos, em razão de doenças contraídas quando cortava seringa no meio da floresta. Aos seis anos, ela teve o sangue contaminado por mercúrio. Contraiu cinco malárias, três hepatites e uma leishmaniose.

A fome de conhecimentos é a terceira fome de Marina. Não havia escolas no seringal. Ela adquiriu os saberes da floresta através da experiência e do mundo mágico da oralidade. Quando contraiu hepatite, aos 16 anos, foi para a cidade em busca de tratamento médico e aí mitigou o apetite por novos saberes nas aulas do Mobral e no curso de Educação Integrada, onde aprendeu a ler e escrever.

Fez os supletivos de 1º e 2º graus e depois o vestibular para o Curso de História da Universidade Federal do Acre, trabalhando como empregada doméstica, lavando roupa, cozinhando, faxinando.

Fome e sede de justiça: essa é sua quarta fome. Para saciá-la, militou nas Comunidades Eclesiais de Base, na associação de moradores de seu bairro, no movimento estudantil e sindical. Junto com Chico Mendes, fundou a CUT no Acre e depois ajudou a construir o PT.

Exerceu dois mandatos de vereadora em Rio Branco , quando devolveu o dinheiro das mordomias legais, mas escandalosas, forçando os demais vereadores a fazerem o mesmo. Elegeu-se deputada estadual e depois senadora, também por dois mandatos, defendendo os índios, os trabalhadores rurais e os povos da floresta.

Quem viveu da floresta, não quer que a floresta morra. A cidadania ambiental faz parte da sua quinta fome. Ministra do Meio Ambiente, ela criou o Serviço Florestal Brasileiro e o Fundo de Desenvolvimento para gerir as florestas e estimular o manejo florestal.

Combateu, através do Ibama, as atividades predatórias. Reduziu, em três anos, o desmatamento da Amazônia de 57%, com a apreensão de um milhão de metros cúbicos de madeira, prisão de mais 700 criminosos ambientais, desmonte de mais de 1,5 mil empresas ilegais e inibição de 37 mil propriedades de grilagem.

Esse é o retrato das fomes de Marina da Silva que - na voz de Rita Lee - a descredencia para o exercício da presidência da República porque, no frigir dos ovos, “o ovo frito, o caviar e o cozido/ a buchada e o cabrito/ o cinzento e o colorido/ a ditadura e o oprimido/ o prometido e não cumprido/ e o programa do partido: tudo vira bosta”.
Lendo a declaração da roqueira, é o caso de devolver-lhe a letra de outra música - ‘Se Manca’ - dizendo a ela: “Nem sou Lacan/ pra te botar no divã/ e ouvir sua merda/ Se manca, neném!/ Gente mala a gente trata com desdém/ Se manca, neném/ Não vem se achando bacana/ você é babaca”.

Rita Lee é babaca? Claro que não, mas certamente cometeu uma babaquice. Numa de suas músicas - ‘Você vem’ - ela faz autocrítica antecipada, confessando: “Não entendo de política/ Juro que o Brasil não é mais chanchada/ Você vem… e faz piada”. Como ela é mutante, esperamos que faça um gesto grandioso, um pedido de desculpas dirigido ao povo brasileiro, cantando: “Desculpe o auê/ Eu não queria magoar você”.

A mesma bala do preconceito disparada contra Marina atingiu também a ministra Dilma Rousseff, em quem Rita Lee também não vota porque, “ela tem cara de professora de matemática e mete medo”. Ah, Rita Lee conseguiu o milagre de tornar a ministra Dilma menos antipática! Não usaria essa imagem, se tivesse aprendido elevar uma fração a uma potência, em Manaus, com a professora Mercedes Ponce de Leão, tão fofinha, ou com a nega Nathércia Menezes, tão altaneira.

Deixa ver se eu entendi direito: Marina não serve porque tem cara de fome. Dilma, porque mete mais medo que um exército de logaritmos, catetos, hipotenusas, senos e co-senos. Serra, todos nós sabemos, tem cara de vampiro. Sobra quem?

Se for para votar em quem tem cara de quem comeu (e gostou), vamos ressuscitar, então, Paulo Salim Maluf ou Collor de Mello, que exalam saúde por todos os dentes. Ou o Sarney, untuoso, com sua cara de ratazana bigoduda. Por que não chamar o José Roberto Arruda, dono de um apetite voraz e de cuecões multi-bolsos? Como diriam os franceses, “il péte de santé”.

O banqueiro Daniel Dantas, bem escanhoado e já desalgemado, tem cara de quem se alimenta bem. Essa é a elite bem nutrida do Brasil…

Rita Lee não se enganou: Marina tem a cara de fome do Brasil, mas isso não é motivo para deixar de votar nela, porque essa é também a cara da resistência, da luta da inteligência contra a brutalidade, do milagre da sobrevivência, o que lhe dá autoridade e a credencia para o exercício de liderança em nosso país.

Marina Silva, a cara da fome? Esse é um argumento convincente para votar nela. Se eu tinha alguma dúvida, Rita Lee me convenceu definitivamente.


(*)  José Ribamar Bessa Freire - Professor, coordena o Programa de Estudos dos Povos Indígenas (UERJ) e pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Memória Social (UNIRIO)

DV Tulio Colares <tuliocolares@gmail.com>

Humor

MARIDO SUPERMAN

Sete horas da manhã, o marido entra em casa. A mulher espera de pé, perto da porta.
- Chegando a esta hora, Superman ?- Desculpe, eu estava com clientes.
E vocês discutiram a noite toda até às sete da manhã, Superman?

- Tá certo. Nós fomos a um bar, até às três horas, para bebericar.
- Até às três, Superman ? E o que aconteceu que você só chegou agora, às sete, Superman ?

- Eu... Bem..., é que depois nós fomos a um bar de strip-tease; mas eu só fiquei olhando! Eu não percebi o tempo passar.
- Tá bem, Superman. Você só olhou. No que mais você quer que eu acredite, Superman ?
- Nada, eu... Espera aí... Por que é que você está me chamando o tempo todo de Superman ?
- Porque só o Superman usa a cueca por cima da calça!...

Edson Gavin <gavinedison@hotmail.com>

clip_image015

Curiosidade

O que significa o ditado “o que é do homem o bicho não

come”? (71)

A frase quer dizer que as características intrínsecas às pessoas não podem ser modificadas por fatores externos. O “bicho” representa a sociedade, as leis, regras ou até outras pessoas. Segundo o dito popular, não adianta nenhum destes “bichos” lutarem contra os sentimentos e características arraigados em alguém.

Guaraciara Matos - guaraciara.tutora@gmail.com

Datas

19 de junho (sábado) - Carta régia de Portugal proibindo a cultura de cana-de-açúcar no Maranhão (1761); Nascimento do Presidente Fernando Henrique Cardoso. Rio de Janeiro/RJ (1931); Dia Nacional do Cinema; Dia Mundial dos profissionais de marketing; São Romualdo

20 de junho (domingo) - Criação por decreto do cargo de presidente do Conselho de Ministros em 1847 - equivale a oficialização do parlamento brasileiro; Luiz Alves de Lima e Silva é agraciado com o título de Marquês de Caxias (1852); Morte do Mal. Floriano Peixoto (1895); Dia do Revendedor; Dia do refugiado africano; Dia Estadual da Refrigeração (SP); Dia do combatente; São Ciríaco

21 de junho (segunda-feira) - Início da permanência do padre José de Anchieta como refém dos índios em Iperoig (1563); Nascimento de Machado de Assis - escritor. Rio de Janeiro/RJ (1839); Nascimento do escritor Graça Aranha (1868); Brasil, é tri-campeão Mundial de Futebol conquistando a Taça Jules Rimet. México (1970); Início do Inverno no Hemisfério Sul; Início do verão no Hemisfério Norte ; Dia do Intelectual; Dia do Mel; Dia do Migrante; Dia Internacional da Música; Dia Nacional do Luto; Dia Universal Olímpico; Dia da Mídia; São Luis Gonzaga

http://www.microeducacao.com.br/DatasComemorativas/DatasComemorativasJunho.htm

Texto Maior

A Velha Rabugenta

clip_image016

Que vêem amigas?
Que vêem ?
Que pensam quando me olham?

Uma velha rabugenta não muito inteligente de hábitos incertos, com seus olhos sonhadores fixos ao longe?

A velha que cospe comida que não responde ao tentar ser convencida...
“De, fazer um pequeno esforço?"

A velha, que vocês acreditam que não se dá conta das coisas que vocês fazem e que continuamente perde a sua escova ou o sapato ?

A velha, que contra sua vontade, mas humildemente lhes permite a fazer o que queiram,que me banhem e me alimentem só para o dia passar mais depressa....

É isso que vocês acham?
É isso que vocês vêem?
Se assim for, abram os olhos, amigas, porque isso que vocês vêem não sou eu!

Vou lhes dizer quem sou, quando estou sentada aqui, tão tranquila como me ordenaram...

Sou uma menina de 10 anos, que tem pai e mãe, irmãos e irmãs que se amam.

Sou uma jovenzinha de 16 anos. Com asas nos pés, e que sonha encontrar seu amado.

Sou uma noiva aos 20,

Que o coração salta nas lembranças,

Quando fiz a promessa

Que me uniu até o fim de meus dias com o AMOR de minha vida

Sou ainda uma moça com 25 anos,

Que tem seus filhos,

Que precisam que eu os guie...

Tenho um lugar seguro e feliz !

Sou a mulher com 30 anos.

Onde os filhos crescem rápido,

E estamos unidos com laços que deveriam durar para sempre...

Quando tenho 40 anos

Meus filhos já cresceram

E não estão em casa...

Mas ao meu lado está meu marido

Que me acalenta quando estou triste.

Aos cinquenta, mais uma vez comigo deixam os bebês, meus netos, e de novo tenho a alegria das crianças, meus entes queridos junto a mim

Aos 60 anos, sobre mim nuvens escuras aparecem, meu marido está morto; e quando olho meu futuro me arrepio toda de terror.

Os meus filhos se foram, e agora tem os seus próprios filhos...
Então penso em tudo o que aconteceu e no amor que conheci.

Agora sou uma velha.

Que cruel é a natureza....

A velhice é uma piada

Que transforma um ser humano

Em um alienado.

O corpo murcha

Os atrativos e a força desaparecem

Ali, onde uma vez teve um coração

Agora há uma pedra.

No entanto, nestas ruínas, a menina de 16 anos ainda está viva.
E o meu coração cansado, ainda está repleto de sentimentos

Vivos e conhecidos

Recordo os dias felizes e tristes

Em meus pensamentos volto a amar e a viver o meu passado.

Penso em todos esses anos

Que foram, ao mesmo tempo poucos

Mas que passaram muito rápido,

E aceito o inevitável..

Que nada pode durar para sempre...

por isso, abram seus olhos e vejam

Diante de vocês não está uma velha mal-humorada

Diante de vocês estou apenas “EU...”

Uma menina, mulher e senhora

Viva...!! E com todos os sentimentos de uma vida...

Lembrem deste poema da próxima vez que se encontrar com uma pessoa idosa mal-humorada e não a rejeitem,

Sem olhar primeiro a sua Alma Jovem…

Você…. vai estar algum dia

em seu lugar…

Edson Gavin <gavinedison@hotmail.com>

EXTRA

Estresse, a doença da moda: Existe saída?

clip_image017 

Hilda Alevato

Todo mundo fala em estresse...
Todo mundo tem estresse... Mas, e daí ?

Nestes dias de tanta competição e correria, num cenário de grande e confuso realinhamento no mundo do trabalho, é difícil achar alguém que nunca tenha vivido uma situação de estresse...

Quantas vezes você já parou para pensar nisso e acabou chegando à conclusão de que é inevitável... diante de tudo que se passa à sua volta como não estar estressado?

Muitos estudiosos até já mostraram que uma certa dose de tensão faz até bem ao organismo: desafia, provoca, oxigena, enfim, ajuda a manter ativos os sinais vitais.

Entretanto, há um tipo de estresse que não pode ser confundido com aquele que acompanha um trabalho de ritmo intenso ou uma fase de maior demanda profissional.

Estou falando das conseqüências de uma gerência mal conduzida, das crises de relacionamento no ambiente de trabalho, nas deficiências administrativas, ou seja, estou falando de um tipo de doença provocada por fatores absolutamente evitáveis e, se bem diagnosticados, corrigíveis!

O que é preciso diferenciar, então, é a tensão provocada pelas características do trabalho em si daquelas originadas na deficiência das relações, no desconhecimento de como se dá o jogo de convivência diário.

Costumo dizer, baseada em minha pesquisa de vários anos, que uma das mais importantes razões para encontrarmos setores onde um grande número de pessoas está desmotivado, deprimido, estressado, é uma chefia com dificuldades em administrar pessoas.

Em muitas empresas que tenho acompanhado percebo que os profissionais são levados aos cargos de gerência por sua competência técnica na área de atuação ou por alguma relação pessoal com esferas decisórias. É muito raro encontrar a determinação de que para ser chefe é preciso muito mais que isso! É preciso entender de gente!

Este conhecimento é extremamente sério, capaz de produzir o que eu chamo de "prejuízo invisível", corroendo a produtividade dia a dia...

É um custo muito difícil de calcular, apesar de serem muito visíveis as conseqüências na organização.

Imagine quanto se perde com as medidas e iniciativas previamente desacreditadas, com a falta de respostas criativas para os problemas comuns, com a necessidade de sobrecarregar a estrutura organizacional com controles sobre os funcionários, com as reuniões para discutir e rediscutir os mesmos assuntos...

Isso, é claro, para não falar dos prejuízos à saúde de qualquer profissional, até mesmo do próprio chefe! Muitos não confessam, mas – para dar um exemplo importante – nossos consultórios vivem cheios de jovens executivos com vários problemas, incluindo os sexuais!

Tenho ouvido algumas pessoas dizerem que depressão, estresse etc. são doenças de caráter subjetivo. Melhor dizendo, para elas, estas doenças dependem de cada pessoa, de suas reações, de sua vida privada. Sua relação com o trabalho dependeria da decisão de cada um se motivar, em se animar e vestir mais a camisa da empresa.

Muita gente ainda pensa que saúde psíquica e mental é problema de menor importância. "Ah, isso é só psicológico..." dizem, como se nós fôssemos divididos em caixinhas isoladas, como um arquivo.

Não! Quando não estamos bem, psicologicamente, o corpo inteiro sofre as conseqüências: nosso sistema glandular é absolutamente integrado e as emoções participam de todo nosso funcionamento orgânico.

Ainda assim, é possível pensar que alguém não esteja bem por problemas particulares, claro!

Mas convido você a refletir comigo: se num escritório a maioria das pessoas reclama de sua situação, tem problemas de sono, problemas sexuais, parece desanimada, já chega cansada de manhã, enfim, não apresenta disposição para enfrentar os desafios, há algo de errado neste ambiente e não nestas pessoas!

Portanto, já é hora de entender que podemos evitar muito de nosso sofrimento e das seqüelas para nossa saúde! Não bastam lindos "programas de relaxamento" para os funcionários, ainda que isso também ajude.

É possível aprender sobre como lidar com gente!

Hilda Alevato ´Consultora do Instituto MVC
OBS.: Material retirado dos Seminários e Palestras sobre Planejamento e Organização do Trabalho do Instituto MVC. www.institutomvc.com.br

Sindicato das Empresas Organizadoras de Eventos e Afins no Estado doCeará -

CNPJ 05.818.731/0001-62

- Ministério do Trabalho 46000.013191/2002-41

FILIADO À FECOMÉRCIO-Federação do Comércio do Estado do Ceará –

Conveniado com SINPROCON SP/RJ e UBRAFE

ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA- R. Henriqueta Galeno,1000/903.Bl04 Dionísio Torres

– CEP: 60135-420

Fone/FAX: (85) 3258.3100

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Aproveite este espaço para comentários produtivos.